11 de janeiro de 2008

Doar Medula Óssea... Já somos 109 mil Portugueses!

Antes de mais, importa compreender que o transplante de medula óssea é uma estratégia terapêutica que permite a cura de muitas doenças, entre as quais as do foro hematológico como as leucemias.

O transplante de medula consiste na substituição da medula doente por outra normal de dador saudável HLA (sigla inglesa de antigénios de leucócitos humanos) compatível, de dador familiar ou de um dos sete milhões de voluntários inscritos num registo mundial. A medula do dador é fornecida ao doente como uma vulgar transfusão de sangue.

Para ser dador é apenas necessário ter entre 18 e 45 anos e inscrever-se num dos três centros de histocompatibilidade (Lisboa, Porto e Coimbra). Basta preencher um questionário, tirar uma amostra de sangue e ficar na base de dados de dadores. Se for encontrada compatibilidade genética com um doente, há duas formas de doação. Uma é semelhante à recolha de sangue, após aumentar-se a produção de células progenitoras. A outra é a colheita de células nos ossos pélvicos.


"O registo nacional de dadores de medula óssea permitiu ajudar no ano passado 26 doentes, 13 dos quais residentes no estrangeiro (EUA, Alemanha, Itália ou Suécia), que encontraram em Portugal um dador compatível para poderem ser transplantados. Os números são inéditos e resultam daquilo que os especialistas consideram um raro caso de sucesso: o aumento exponencial dos portugueses disponíveis para doar medula óssea a doentes com leucemias, linfomas ou imunodeficiências que encontram no transplante a única possibilidade de cura. São já 109 644 os dadores registados, quando em 2003 não ultrapassavam os 1800, o que representa um crescimento de 60 vezes em apenas quatro anos."

Não custa salvar uma vida... Que pode ser a sua!!!

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: