22 de janeiro de 2008

Tour Literário pelo Porto!!!

Neste nosso distrito viveram escritores, músicos, arquitectos. Mas as casas onde viveram estão degradadas, fechadas ou sem uma placa que as identifique como residência de artistas de Porto, Gaia e Matosinhos. Estes imóveis de valor incalculável, merecem ser recuperados, divulgados e visitados.
Deixamos uma lista de oito casas com história:


Almeida Garrett
Porto, Rua do Dr. Barbosa da Costa (antiga Rua do Calvário), n.º 37
Casa onde o escritor nasceu a 4 de Fevereiro de 1799. Construída no século XVIII (o brasão é de 1864). Classificada como imóvel de interesse público. Tem placa evocativa desde 1864. Pertence à imobiliária Real Douro e está habitada parcialmente.


António Nobre
Porto, Avenida do Brasil, 531
Casa onde o poeta viveu com o irmão Augusto, e onde morreu (18 de Março de 1900). Edifício em vias de classificação e sujeito a medidas cautelares de protecção. Tinha uma placa alusiva ao poeta, colocada em 1949, mas que foi arrancada. É propriedade privada. Está desabitada e muito degradada.


Soares dos Reis
Gaia, Rua de Luís de Camões, 207
Atelier onde o escultor trabalhou e onde se suicidou (16 de Janeiro de 1889). É propriedade da Universidade do Porto (UP), mas é gerida pela Gaianima. Está fechado e com sinais de degradação. Foi anunciado que será transformado num atelier-museu, numa parceria Câmara de Gaia-UP.


António Carneiro
Porto, Rua de António Carneiro, 363
Casa-oficina do pintor e do seu filho Carlos Carneiro. Foi adaptada para esta função na década de 1920. Classificada como imóvel de interesse patrimonial. É propriedade da câmara. Está fechada e muito degradada. Estão anunciadas obras de restauro.


Florbela Espanca
Matosinhos, R. do 1.º de Dezembro, 540
Casa onde a poetisa viveu e morreu (8 de Dezembro de 1930). Classificada como imóvel de interesse concelhio. Tem placa evocativa (1949). É propriedade privada e está degradada. Há um pedido de licenciamento para obras de restauro para habitação. Vai manter a traça original.


Guilhermina Suggia
Porto, Rua da Alegria, 665
Casa onde a violoncelista viveu. Construída em 1911. Não está classificada, mas foi restaurada recentemente. Tem uma placa evocativa, de autoria de Irene Vilar, que foi colocada no ano passado. É propriedade privada. É actualmente a delegação do Porto do Instituto de Medicina Tradicional.


Álvaro Siza Vieira
Matosinhos, Rua de Roberto Ivens, 582
Casa onde o arquitecto nasceu, a 25 de Junho de 1933. Construída no final do século XIX. Não está classificada, mas já foi comprada pela Câmara Municipal de Matosinhos. A autarquia pretende instalar no imóvel o Centro de Documentação Siza Vieira.


Manoel de Oliveira
Porto, Rua do Arq. Viana de Lima, 224 e 224A
Construída para ser a Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Projecto de Eduardo Souto Moura (1998-2000). Pertence à câmara, que não chegou ainda a acordo com o realizador para a concretização do fim para que foi edificada a casa. (ver texto ao lado).

Fonte: Jornal Público

Sem comentários: