Os bares e discotecas do Grande Porto estão a perder clientela desde a entrada em vigor da nova Lei do Tabaco, e os proprietários já falam em despedimentos a curto prazo!
Sessenta por cento dos empresários da noite do Grande Porto admitem dispensar até três trabalhadores nos próximos dois meses, na sequência da entrada em vigor da nova Lei do Tabaco.
Um inquérito realizado no passado fim-de-semana pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto junto de cerca de 200 operadores do sector dos concelhos do Porto, Gaia e Matosinhos, concluiu que a diminuição no número de clientes nos primeiros dias do ano chegou aos 60 por cento, ficando, ainda assim, pelos 30 por cento no caso dos bares mais conhecidos.
Os números fornecidos pelos inquiridos baseiam-se na comparação com os dados relativos a igual período do ano passado. A fazer contas ao negócio, os empresários temem já pela chegada do Verão e pela “fuga de clientes” para as esplanadas.
O mesmo estudo, ontem divulgado, revela ainda que 80 por cento dos proprietários de espaços de animação nocturna optariam por deixar fumar no interior dos seus estabelecimentos, caso lhes fosse dada liberdade de escolha.
De acordo com a ABZHP, 80 a 90 por cento das pessoas que saem à noite são fumadoras.
Fonte: Primeiro de Janeiro
"Se 80 a 90 por cento das pessoas que saem à noite são fumadores. Antes desta lei éramos 100 por cento fumadores (voluntários ou não). Estas conclusões por parte da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto eram previsíveis. São explicadas pela adaptação dos clientes fumadores e não fumadores à nova lei e novas regras. A perda de clientes é explicada por haver uns agarrados a defenderem o seu quinhão, a bramarem pelos seus direitos. Mas uma coisa é óbvia. Fumar em locais fechados é altamente prejudicial para todos. Os princípios desta lei são justos e isto só vai trazer vantagens para todos!!!"
Sem comentários:
Enviar um comentário