25 de julho de 2008

Descoberto manuscrito inédito de Pablo Neruda

A existência de um livro manuscrito que o poeta Pablo Neruda dedicou a Alicia Urrutia, sobrinha da sua mulher, Matilde, em 1969, foi revelada por um advogado e coleccionador chileno, noticia a Lusa.

Segundo indicou ao diário El Mercurio, Nurieldín Hermosilla obteve o livro através de um livreiro que, por sua vez, o comprou a uma pessoa que não identificou, «por uma soma muito elevada».

De acordo com o matutino chileno, a série de poemas é dedicada a Alicia Urrutia, a jovem sobrinha da sua mulher, Matilde, por quem Neruda se apaixonou no final da vida e a cuja existência vários outros escritores se tinham já referido.

Para Hermosilla, que possui uma vasta colecção de objectos do Prémio Nobel da Literatura 1971, não há hipótese de os poemas reunidos sob o título «Álbum de Isla Negra» serem uma falsificação. «Concentro-me sempre no P de Pablo: é muito difícil fazê-lo. E tudo corresponde: caligrafia, estilo, sistema», sublinhou o coleccionador, acrescentando que, além disso, os poemas estão escritos na sua característica tinta verde e com desenhos. «O álbum é uma prova directa e definitiva, a partir da pluma do poeta, dos seus amores com Alicia», observou.

Alicia Urrutia, que reside na cidade de Arica, no norte do Chile, foi acolhida, juntamente com a sua filha, Rosario, na casa de Neruda de Isla Negra em inícios da década de 1960, segundo o matutino.

No manuscrito de 14 páginas, pode ler-se a dedicatória que Neruda dedica a Alicia com tinta verde e várias flores. «Isla Negra. Pablo Neruda. Para que navegues pela minha poesia. Para a minha querida Alicia», diz o texto. Noutras páginas, a que o jornal chileno teve acesso, diz o seguinte:

Aqui na Isla Negra está a onda
desfeita que traz a tua recordação
companheira do céu.

Nos teus sonhos nascem as ondas azuis
que guardo neste livro perdido
Eu colecciono as tuas lágrimas
Elas voam para uma caixa que guardo num jardim onde só chega a tua sombra.

Aqui está a árvore do esquecimento
dela tirei um bocado de madeira para gravar o teu nome.

Fonte: IOL

Ópera na Festa do «Avante!»

A Festa do «Avante!», de 05 a 07 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Seixal, vai este ano incluir, pela primeira vez, um espectáculo de ópera, com a apresentação de árias de Rossini, Puccini, Mozart ou Bizet.

«É mais um passo original», afirmou Ruben de Carvalho, membro do Comité Central do PCP e da direcção da festa dos comunistas na apresentação do programa deste ano, lembrando que, no passado, já foram apresentadas obras sinfónicas de Tchaikovski ou Beethoven, em 1994 e 1995.

Árias de óperas como o Barbeiro e Sevilha, de Rossini, das Nozes de Fígaro, de Mozart, ou a famosa «Nessum Dorma», de Turandot, de Puccini, vão ser interpretados na primeira noite da festa, sexta-feira, no palco 25 de Abril.

A programação cultural da 32.ª edição da Festa do «Avante!», órgão oficial do PCP, é «muito transversal» e inclui os guitarristas de «blues» Krissy Matthews e Nuno Mendelis, a música portuguesa de Júlio Pereira e Pedro Jóia, o fado de Camané, o rock de Xutos e Pontapés e dos Da Weasel.

Woody Guthrie será homenageado também nesta festa, através do grupo Coal Portes e por Chad Dughi, mas pelos palcos da Atalaia vão igualmente passar os Vieux Farka Touré, do Mali, ou ainda os Terrakota.

Nas artes, o destaque vai para exposição sobre a obra do artista plástico e militante comunista Rogério Ribeiro, que morreu este ano, autor das ilustrações do livro «Até Amanhã, Camaradas», do líder histórico do PCP Álvaro Cunhal.

Fonte: Jornal de Notícias

Movimento católico questiona recusa da pílula e do preservativo

Nos 40 anos da Humanae Vitae, o movimento Nós Somos Igreja quer que a doutrina católica faça uma "valorização positiva da sexualidade"

A Igreja Católica "precisa de uma nova doutrina da sexualidade", que signifique abandonar a recusa da utilização dos métodos de contracepção considerados artificiais, como a pílula ou preservativo. A posição é assumida pelo movimento católico internacional Nós Somos Igreja (NSI), no dia em que se comemoram 40 anos sobre a publicação da encíclica Humanae Vitae (HV), sobre a regulação dos nascimentos (ver P2, No Passado). (...)

O movimento recorda que a intenção da encíclica era a de "subordinar a transmissão da vida ao amor entre os cônjuges e à capacidade destes para construir a sua relação sexual. Mas o movimento católico lamenta que a única mensagem que foi perceptível para os fiéis foi: "Contracepção só por meios naturais." (...)

A adopção da HV teve "consequências fatais", diz o texto do NSI: "Frustrou-se a recepção positiva da encíclica e, assim, a Igreja Católica perdeu competência e credibilidade [no campo da sexualidade humana e da vida sexual em sentido amplo e sem condenações."

Agora, é necessário actualizar a doutrina tendo em conta as mudanças das últimas décadas, começando por "aceitar os novos conhecimentos científicos sobre a sexualidade - homossexualidade incluída", e abandonando "juízos erróneos baseados na ignorância".

Fonte: Jornal Público

Naturistas queixam-se de praias não vigiadas

"Bem-vindos, dispam-se, estejam à vontade". Noutro local, noutras circunstâncias, a saudação seria, talvez, bizarra. Mas ali, no Meco, há todo um contexto. Depois da longa caminhada pelo areal, até chegar à zona nudista, as boas vindas do pequeno grupo que se juntou para um convívio nudo-naturista, soam com toda a naturalidade.

São poucos, 13 ou 14. Esticaram a bandeira da Sociedade Portuguesa de Naturalogia entre dois paus espetados na areia e, eles e elas, de várias idades, estendem-se nus sobre as toalhas, ou sentam-se, descontraídos. Um deles levanta-se e vai até ao mar. Sorriem, conversam em grupos, sem embaraços.

Todos concordam, este é um mercado turístico "com enormes potencialidades, que não está explorado em Portugal". Os praticantes de nudismo, dizem, "são em geral pessoas cultas, com uma filosofia de liberdade" e em Portugal não há parques, nem praias em número suficiente. Muitos estrangeiros naturistas "poderiam vir para cá, mas não vêm porque não encontram aqui resposta às suas necessidades". É o turismo português que perde.

Mas que vantagens tem, afinal, a prática do nudismo? As respostas são variadas. "Despe a mente de preconceitos", "o corpo todo beneficia dos raios solares", "somos natureza, a pele precisa do contacto com os elementos ". Mas, notam, "o naturismo é muito mais do que nudismo. É uma filosofia de vida". A que eles praticam. Nus, na praia, mas também no que comem e na forma como estão, em comunhão com a natureza, e na partilha de saberes, nos cursos e conferência na sociedade. A prática do nudismo, dizem, está a aumentar em Portugal e os mirones já são menos. Faltam, sim, mais praias, com melhores acessos, e também com vigilância.

Fonte: Diário de Notícias

Golfinho veio de França brincar na Póvoa

Na marina da Póvoa já ninguém estranha a presença do inusitado hóspede. Oriundo de França, o golfinho Gaspar, que desde Junho passeia pela costa portuguesa, chegou na sexta-feira e não pára de surpreender com habilidades.

"É um artista", graceja. Uma das proezas do animal consiste em, de manhã cedo, bater com a cauda no casco dos iates. "E insiste mais naqueles que têm gente, para os acordar", admira-se o professor de vela. Além de um fetiche com os motores dos barcos, Gaspar tem por hábito "enrolar nas hélices os cabos" com que se amarram as embarcações ao cais. E empurra barcos. Também providencia banhos gratuitos, conta Carlos Fortes, explicando que o mamífero atira água virando a barbatana de lado. "É de forma intencional, para a brincadeira", conclui.

Gaspar passeia-se por Portugal desde Junho, tendo sido detectado no dia 11, na Figueira da Foz, disse, ao JN, fonte da Polícia Marítima poveira. Mas o golfinho, da espécie roaz corvineiro, veio de longe: foi identificado em França pela primeira vez, em 2002, onde foi baptizado de Jean-Floc'h, revela Marisa Ferreira, da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

Ainda cruzou a Galiza, onde passou a ser Gaspar. Depois da Figueira, esteve na ria de Aveiro entre os dias 13 e 20 do mês passado. A 21, acomodava-se na marina de Leixões, em Matosinhos, de onde saiu, 27 dias depois, rumo a Vila do Conde. Aí, encontrou os barcos dos alunos de Manuel Nunes e com eles entrou na Póvoa de Varzim.

"Nota-se que anda muito à vontade e a divertir-se. Basta pôr um barco em movimento e ele vai atrás", descreve o monitor. "É um golfinho estranho, muito sociável. Parece amestrado.

Fonte: Jornal de Notícias

24 de julho de 2008

Orquestra Clássica de Arouca, num concerto de homenagem aos emigrantes

No próximo sábado, dia 26 de Julho, às 22 horas, no Pátio Interior do Mosteiro de Arouca, o Concerto da Diáspora. A Orquestra Clássica do Centro, sob a direcção do maestro arouquense António Costa, propõe um concerto de homenagem aos emigrantes arouquenses, com obras de Mozart, Dvorak e Johann Strauss.

A Câmara Municipal convida todos os arouquenses a participarem no Concerto da Diáspora, uma homenagem de Arouca aos seus emigrantes. A entrada é livre.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário:"Conhecem alguém emigrante em Arouca???!!! hiihhihihihi"

18 de julho de 2008

Posso um dia ser Doutor, pois hoje sou Estudante


Esta vida de estudante,
É uma vida de fugir,
Que devemos tentar corrigir,

Como seres pensantes,
Devemos tentar conseguir,
Levar a vida a sorrir.

desconhecido

Saramago e Alegre escrevem em revista de Oscar Niemeyer

A revista Nosso Caminho, ao contrário do que se poderia imaginar, não aborda apenas a arquitectura, mas abrange também diversos assuntos da actualidade.

O objectivo da nova publicação trimestral, citado em seu editorial, é «discutir e pensar junto com os leitores o momento brasileiro, levar aos jovens um pouco de conhecimento, fazê-los reflectir melhor sobre seu país, fugir dos que se limitam aos assuntos de sua profissão, despreparados para o mundo perverso e coberto de violência que os espera».

O primeiro número da revista traz artigos do próprio Niemeyer sobre a integração das artes plásticas com a arquitectura e também sobre Luís Carlos Prestes, o principal dirigente comunista do Brasil até a década de 80, que comandou a revolucionária Coluna Prestes, marcha formada por centenas de militares em 1925.

Com 56 páginas e uma tiragem de 5.000 exemplares, a primeira Nosso Caminho traz também textos de grandes amigos do arquitecto, como o poeta Ferreira Goulart e o economista José Luiz Fiori, além de artigos sobre arquitectura, arte e cultura.

Há ainda o depoimento histórico de Rui Moreira Lima, 89 anos, um dos sobreviventes do Senta a Pua, primeiro grupo de aviação de caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Esta não é a primeira incursão editorial do centenário arquicteto brasileiro. Em 1955, Niemeyer fundou a revista Módulo, que teve sua publicação suspensa com o golpe militar de 1964, sendo liberada apenas em 1975.

«A Módulo teve sua sede, meu escritório, invadida pelas forças do golpe. Sempre pensamos em retomá-la, o que fazemos agora com Nosso Caminho», disse Niemeyer à imprensa brasileira.

Fonte: Sol

Tampas recicladas dão cadeiras de rodas

A AMARSUL procedeu ontem à entrega de vário material ortopédico, entre cadeiras de rodas e outros materiais, no valor de 59 mil euros, de que beneficiaram 25 IPSS e 30 cidadãos carenciados da Península de Setúbal.

O valor do material oferecido foi, como afirmou ao JN João Pedro Rodrigues, presidente da AMARSUL - a empresa concessionária da exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo - "suportado integralmente pelas receitas do Projecto T, que visa a recolha e reciclagem de tampas de plástico".

Este responsável afirmou ser "extremamente positivo" o balanço que a empresa faz do Projecto T, pois, adiantou, "é benéfico associar uma causa ambiental a uma causa social", contribuindo para "difundir hábitos de reciclagem junto da população". Ou seja, "é preciso que as pessoas saibam que com o pequeno gesto de guardar uma tampa e entregá-la à AMARSUL estão a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitos cidadãos".

Tetraplégico há nove anos, Murílio Carvalhal reside em Setúbal e movimenta-se com recurso a uma normal cadeira de rodas. Ontem, esperava ansiosamente pela cadeira de rodas eléctrica que lhe foi atribuída. "Vai dar-me mais independência", afirmou ao JN o jovem, frisando que sozinho nunca teria tido possibilidade de adquirir uma cadeira semelhante, orçada em cerca de oito mil euros.

"E mesmo assim, não vem com toda a tecnologia que pode ter, senão custaria cerca de 12 mil euros", revelou, explicando que agora poderá adquirir o material em falta para poder aproveitar a cadeira em todas as suas potencialidades, o que lhe dará uma maior independência. "Esta ajuda inicial com a oferta da cadeira já é excelente", afirmou.

Assim, segundo a AMRASUL, o Projecto T vai manter-se, embora com algumas diferenças, passando a ter uma componente mais regional e alterando o tipo de beneficiários.

Fonte: Jornal de Notícias

10 de julho de 2008

Trufas e caviar no jantar da cimeira do G8 sobre fome

Os líderes das oito economias mais industrializadas do mundo (G8), reunidos numa cimeira no Japão, estão a causar espanto e repúdio na opinião pública internacional, após ter sido divulgada aos órgãos de comunicação social a ementa dos seus almoços de trabalho e jantares de gala.

Reunidos sob o signo dos altos preços dos bens alimentares nos países desenvolvidos - e consequente apelo à poupança -, bem como da escassez de comida nos países mais pobres, os chefes de Estado e de Governo não se inibiram de experimentar 24 pratos, incluindo entradas e sobremesas, num jantar que terá custado, por cabeça, a módica quantia de 300 euros.

Trufas pretas, caranguejos gigantes, cordeiro assado com cogumelos, bolbos de lírio de Inverno, supremos de galinha com espuma de raiz de beterraba e uma selecção de queijos acompanhados de mel e amêndoas caramelizadas eram apenas alguns dos pratos à disposição dos líderes mundiais, que acompanharam a refeição da noite com cinco vinhos diferentes, entre os quais um Château-Grillet 2005, que está avaliado em casas da especialidade online a cerca de 70 euros cada garrafa.

Não faltou também caviar legítimo com champanhe, salmão fumado, bifes de vaca de Quioto e espargos brancos. Nas refeições estiveram envolvidos 25 chefs japoneses e estrangeiros, entre os quais alguns galardoados com as afamadas três estrelas do Guia Michelin.

A cimeira do G8, realizada no Japão, custou um total de 358 milhões de euros, o suficiente para comprar 100 milhões de mosquiteiros que ajudam a impedir a propagação da malária em África ou quatro milhões de doentes com sida. Só o centro de imprensa, construído propositadamente para o evento, custou 30 milhões de euros.

Fonte: Diário de Notícias

Comentário:"De facto quem pode discutir o problema da fome a nível mundial depois de se banquetear com 24 pratos? Nem sei porque se juntam para discutir os chamados problemas mundiais, se a cimeira não é mais do que uma festa de políticos. 300€ por pessoa quer dizer que cada político consumiu numa refeição, 300 vezes mais, do que um habitante do um país do terceiro mundo têm para gastar num dia. Hipócritas…"

Caixa Geral de Depósitos estende crédito à habitação até aos 80 anos

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com crédito à habitação vão poder estender os seus contratos até aos 80 anos de idade, contra os actuais 75. A medida faz parte de um pacote de cinco soluções que a CGD anunciou ontem como forma de os seus clientes reduzirem as prestações mensais com o crédito à habitação.

A medida, a que podem aderir todos os actuais clientes e outros que pretendam transferir o seu crédito para o banco, podem ser transitórias. Ou seja, num cenário de descida de taxas de juro podem ser repostas as condições anteriores, contra o pagamento de uma comissão de 100 euros. Os clientes com maior envolvimento negocial com a Caixa estarão isentos desta comissão e a CGD admite negociá-la com os restantes clientes.

A passagem do limite etário dos 75 para os 80 anos dá aos clientes a possibilidade de alargarem os prazos dos contratos, que alguns já tinham esgotado, reduzindo a prestação mensal. O senão da medida é o de aumentar o encargo com juros ao longo do contrato.

A segunda medida anunciada permite a todos os clientes negociar um período de carência de capital em qualquer fase do empréstimo, até três anos. Esta possibilidade, até agora limitada a clientes até 35 anos, permite pagar apenas juros, não amortizando capital, o que reduz a prestação.

Fonte: Jornal o Público

8 de julho de 2008

Tribunal encerra blogue português

Pela primeira vez em Portugal, um blogue foi mandado encerrar por força de uma ordem judicial. Trata-se do Povoaonline, fechado compulsivamente na sequência de uma ordem das Varas Cíveis de Lisboa, emitida a 13 de Maio e cumprida na passada sexta-feira, noticia o jornal Público.

Esta medida judicial obrigou o Google Inc. e o Google Portugal a bloquearem o acesso ao blogue e surgiu na sequência de uma providência cautelar interposta pelo presidente, Macedo Vieira, e vice-presidente da câmara da Póvoa do Varzim, Aires Pereira, contra anónimos que aí os difamavam com o pseudónimo Tony Vieira. No mesmo dia em que foi mandado encerrar, surgiu outro blogue, o Povoaoffline, onde consta a ordem do tribunal.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim garantiu esta segunda-feira que pedirá igualmente o fecho do blogue Povoaoffline, se este prosseguir o caminho do seu antecessor - o povoaonline - encerrado na sequência de uma providência cautelar que o autarca intentou.

«Actualmente [a Póvoa de Varzim] apenas oferece lixo, areia da praia contaminada e um mar poluído, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal. Vingou a lei do cimento» - denunciava o blogue.

O tribunal considerou provado que «a maior parte do conteúdo do blogue» consistia em «artigos de opinião» sobre Macedo Vieira e Aires Pereira. O autor/administrador do blogue, disponível desde Maio de 2005, critica-os como presidente e vice-presidente da câmara, mas também como «cidadãos, pais, familiares e amigos».

Fonte: Diário IOL

Comentário:"Os dias de censuras já lá vão... Cada um tem direita há sua opinião. A providência cautelar só demonstra a pequenez e a pouca inteligência politica do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim (os óculos de sol e o bigode ficam-lhe tão bem). Devemos ter um grande sentido de humor ao ler notícias publicadas nos blogs... Mas também com certas decisões dos tribunais portugueses. O povoaon-line desapareceu mas ganhamos um povoaoffline…"

50 milhões com fome em 2007 devido à escassez de alimentos

A quantidade de pessoas com fome em todo o Mundo aumentou 50 milhões em 2007 devido à crescente escassez de alimentos em algumas regiões, revelou hoje o director-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este aumento do número de pessoas com fome no Mundo equivale a cinco vezes a população portuguesa e atinge valores que a FAO considera preocupantes.

O responsável da organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), o senegalês Jacques Diouf, alertou para o forte impacto do encarecimento dos alimentos e da energia no sustento da população mundial, no decorrer de uma conferência no Parlamento Europeu, em que peritos de quatro continentes estudaram o papel da agricultura para tentar resolver a crise alimentar actual.

A comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel, adiantou que na próxima semana, em Estrasburgo, proporá destinar o dinheiro poupado pela PAC para ajudar os agricultores dos países pobres, supondo poder dispor de entre 750 e 1.000 milhões de euros adicionais, dentro dos fundos da UE destinados ao desenvolvimento.

Fonte: Notícias Sapo

Identificação obrigatória para cães e gatos

A partir de 1 de Julho a lei obriga a que todos os cães e gatos nascidos depois dessa data tenham implantado um microchip com a identificação dos donos. A norma visa apurar responsabilidades dos proprietários caso haja danos para terceiros e previne o abandono de animais.

O registo de animais nas juntas de freguesia, imposto pelo Decreto-lei n.º 313/2003, terá também uma consequência financeira que actualmente poucos cumprem. O dono de animais de estimação ficará obrigado a pagar todos os anos a licença de posse de cães ou gatos. Isto porque os seus dados pessoais passam a constar do Sistema de Identificação de Caninos e Felinos e, por isso, torna-se mais fácil para as freguesias cobrar a licença.

A introdução do microchip, sob a pele do animal, só pode ser feita por um médico veterinário – cirurgia realizada numa clínica particular, da autarquia ou de associações. O preço pode atingir 30 euros e o microchip pode ser colocado em qualquer idade, segundo disse ao CM a veterinária Célia Palma.

O microchip contém um código de identificação de leitura óptica e é obtido através do Sistema de Identificação e Recuperação (SIRA), gerido pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários. Desde 1992 foram colocados em 255 630 animais, muitos dos quais morreram entretanto.

Fonte: Jornal de Notícias

O século XIX revivido (vivido) em Arouca

A porta do tempo abre-se, para uma viagem ao passado. Junto ao Mosteiro de Arouca, camponeses e artesãos passam pelo Terreiro, convidando-nos a apreciar o cheiro, a cor e o sabor da fruta dos campos e da doçaria conventual. Há sons de um povo que trabalha. Ferreiros, sapateiros e carpinteiros mostram as suas peças. Passam nobres, de carruagem puxada a cavalo, para visitarem familiares no Mosteiro, deixando a esmola aos mendigos.

No interior do espaço monástico, as freiras tecem um silêncio devoto, por entre orações, cânticos e trabalhos, e recebem os «filhos da roda». Cerca de 200 figurantes, oriundos de 20 associações do concelho, dão vida a este regresso ao passado, com direcção artística da Panmixia e pesquisa dos professores António Vilar e Afonso Veiga. Venha fazer parte da história de Arouca.

Depois do êxito assinalável das edições anteriores, a Câmara Municipal de Arouca organiza pela 5ª vez consecutiva, a 4, 5 e 6 de Julho, «Arouca uma Recriação Histórica». Uma reconstituição do quotidiano das monjas do Mosteiro cisterciense e do seu relacionamento com a vida da população local.

Trata-se de um evento que reúne cerca de 200 figurantes, entre actores amadores das associações de cultura e recreio arouquenses e actores profissionais da Panmixia Associação Cultural, além de músicos, e animadores convidados.

O que distingue esta recriação histórica de outras, é que a vida diária do Portugal oitocentista não é tratada como um espectáculo, uma representação. O Público cruza-se com as personagens vivas, como se estivesse mesmo no centro da realidade (ainda que virtual).

Comentário:"Não podia deixar de comentar... É mais forte do que eu... Virtual??? Não... é a realidade do dia à dia de quem visita esta Aldeia isolada dos confins de Portugal. Arrisco dizer que se trata de uma reprodução do quotidiano um pouco mais futurista que o habitual. ihhihihi"

Fonte: Aroucanet