Um professor da Universidade da Califórnia vai publicar poemas escritos por Osama Bin Laden, na próxima semana. Flagg Miller, especialista em literatura árabe, descobriu que o líder da Al-Qaeda recitava poesias em festas e gostou das obras: Bin Laden "é um poeta habilidoso, com boas rimas e métrica", disse.
Segundo o Times Online, as leituras dos seus poemas em festas durante os anos 90 foram gravadas em cassetes, recuperadas no Afeganistão depois dos ataques de 11 de Setembro. Miller ouviu as fitas, pela primeira vez, há quatro anos, quando estavam a ser analisadas pelo FBI.Bin Laden intitula-se "poeta da guerra" e, de acordo com Flagg Miller, usa habitualmente as montanhas como metáfora. A poesia do líder da Al-Qaeda tem por objectivo defender uma "teologia radical" e despertar o interesse dos jovens. Segundo Miller, os poemas de Bin Laden pretendem convencer “a juventude insatisfeita a fugir das suas casas e das suas aldeias”.
De acordo com o Times Online, alguns especialistas em cultura árabe não gostaram da divulgação das cassetes, alegando que Bin Laden é "uma desgraça para a cultura árabe".
Miller pretende escrever um livro de análise da poesia de Bin Laden e do seu papel na "jihad" (guerra santa). Enquanto isso, as cassetes serão restauradas e colocadas à disposição de académicos em 2010.
Fonte: Jornal Público
Sem comentários:
Enviar um comentário