30 de abril de 2008

Portugueses estão a cortar no pão e leite

O aumento do preço dos alimentos já se está a reflectir no consumo. Os portugueses estão a comprar menos pão e leite, dois bens de primeira necessidade que registaram fortes aumentos de preço no último ano, escreve o «Diário de Notícias».

No caso do pão, em seis anos, o preço médio deste alimento básico subiu 34,3 por cento, enquanto que a inflação cresceu 19%. A culpa é do forte aumento da procura por cereais, bem como o proteccionismo agrícola à entrada de cereais na Europa.

No entanto, o preço do leite, entre 2002 e 2007, caiu. Já a partir do ano passado a tendência foi contrária. Os preços dispararam e em Março passado estavam 15,1% mais caros face ao mesmo mês em 2002. a explicação está nos custos das rações.

Quanto ao arroz, o quilo do cereal (carolino ou agulha) estava em Março deste ano 4,2% mais barato do que no mesmo mês de 2002. Os preços tocaram no fundo em princípios de 2006 quando estavam 13% mais baixos que em 2002.

Ainda de acordo com o «DN», o preço da carne bovina aumentou 12,3% entre Março deste ano e o mesmo mês de 2002. Isto enquanto a inflação subiu 19%. Em contrapartida, e entre o mesmo período de tempo, a carne de porco estava 0,2% mais barata. Nos últimos três anos a carne de porco baixou de preço. A carne de aves aumentou 24% entre 2002 e 2008.

Fonte: IOL

Dor da mulher é mais ignorada e subvalorizada que a do homem

A dor das mulheres é subvalorizada em relação à dos homens, sendo considerada menos genuína e grave pelos profissionais de saúde, principalmente pelos profissionais do sexo masculino, segundo um estudo do ISCTE divulgado hoje.

O estudo, realizado a 205 estudantes de enfermagem e concluído no final do ano passado, mostra que a dor das pacientes do sexo feminino é julgada como menos genuína e a sua situação clínica considerada menos grave e urgente que a do homem.

"O projecto partiu de constatações de outros estudos que mostravam que as mulheres relatavam sentir mais dores que os homens e que a sua dor era mais vezes sub-diagnosticada que a dos homens", explicou Sónia Bernardes, investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social no ISCTE e autora do estudo "Os enviesamentos de sexo nos julgamentos sobre dor lombálgica".

No entanto, só com este estudo se percebeu quais os factores que podem influenciar a apreciação da dor dos pacientes, nomeadamente em que medida o tipo de dor, a forma como o doente apresenta a sua dor e o sexo de quem julga influenciam a ocorrência de enviesamentos de sexo nos julgamentos. A investigadora chegou à conclusão de que "a dor da paciente do sexo feminino é julgada como menos genuína e a sua situação clínica como menos grave e urgente que a do homem" em contextos de dor aguda e de curta duração ou na ausência de manifestações explícitas de ansiedade.

Perante estas conclusões, Sónia Bernardes sublinha que "as evidências mostram que embora as mulheres reportem sentir mais dores que os homens ao longo das suas vidas, as suas dores são frequentemente desvalorizadas, sub-diagnosticadas ou sub-tratadas comparativamente com as do sexo masculino".

Este estudo é um dos últimos da tese de doutoramento que começou há cerca de quatro anos e que deverá ser entregue ainda este verão. O estudo está enquadrado num projecto de investigação mais amplo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Fonte: Jornal o Público

PortoCartoon

O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

“A chama Olímpica”, título do desenho vencedor, aborda as questões das várias violações dos “Direitos Humanos” da China sobre o Tibete. Augusto Cid é colaborador do semanário SOL e já foi alvo de uma exposição antológica por parte do Museu Nacional da Imprensa em 2004. Denominada “O Cavaleiro do cartoon” a mostra apresentou cerca de 120 dos seus melhores desenhos feitos ao longo da sua carreira.

Os “Direitos Humanos” foram o tema escolhido para esta edição e assume nesta altura uma especial pertinência pelos problemas levantados com a viagem da chama olímpica para a China.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: Azerbeijão, Bélgica, Brasil (2), Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Polónia, Portugal, Turquia (3). A menção portuguesa foi atribuída pelo segundo ano consecutivo a uma caricatura (Dalai Lama) da autoria de António Santos.

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países.

Organizado anualmente desde 1998, o PortoCartoon celebra este ano o seu 10º aniversário. Sempre com temas de grande impacto mundial, o festival internacional de cartoon já contabilizou a participação de mais de 4000 artistas dos quatro cantos do mundo, tendo já no seu espólio quase 13500 trabalhos, entre eles alguns dos meus renomados artistas mundiais.

Fonte: e-cultura

Imigrantes tornam cidades mais atractivas

Os imigrantes são um factor de inovação económica, cultural e política nas cidades, e contribuem para criar, em Lisboa, novas oportunidades empresariais que se traduzem numa oferta étnica cada vez mais alargada.

Esta é a principal conclusão do sociólogo Francisco Lima da Costa, fundamentada em estudos desenvolvidos no âmbito do Socinova (um grupo de trabalho da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), e materializados numa tese de doutoramento que será defendida terça-feira.

Comprovou-se, por exemplo, num estudo sobre empresarialidade étnica em Portugal que, além da dimensão da exclusão, "havia imigrantes que tinham uma inserção económica bastante positiva, nomeadamente os indianos e os chineses". "A partir desta inclusão económica, foi possível olhar para a imigração como um factor positivo para as cidades", considerou o investigador.

Ao contrário de uma ameaça, os imigrantes trazem benefícios à economia nacional e introduzem oportunidades empresariais, aproveitadas pelos próprios, mas também pelas indústrias do lazer e da cultura. "Na última década e meia, a imigração tem trazido um contributo muito importante para a diversificação das ofertas existentes em Lisboa, da gastronomia à música", salientou o especialista, acrescentando que "a cidade cosmopolita" tem como protagonistas também os imigrantes. Outro impacto benéfico prende-se com o rejuvenescimento da pirâmide demográfica, já que a imigração "vem injectar na sociedade portuguesa mão-de-obra jovem".

Na dimensão económica, os processos relacionam-se essencialmente com mercados etnoculturais, como o turismo e o consumo étnicos. Na dimensão cultural, surgem, por exemplo, processos de etnicização positiva, como aconteceu na Cova da Moura que deixou de ser olhada apenas como "um espaço de segregação associado à droga, criminalidade e violência" e surge agora associada a manifestações culturais.

Em termos políticos, verifica-se a produção de "discursos favoráveis à diversidade dos consumos etnoculturais, o que é muito evidente no caso da lusofonia", observou o investigador, acrescentando que "Lisboa ganhou um novo colorido com os fluxos migratórios".

Fonte: Jornal de Notícias

Três em cada dez estudantes não acabam curso a tempo

Chumbar, perder um ano ou mais por alguma razão é comum no Ensino Superior em Portugal. Um terço dos alunos demora mais a tirar o curso do que o tempo regulamentar.

"Há um mal-estar na universidade. Basta falar com qualquer professor universitário. Bolonha podia ter sido uma oportunidade para fazer uma excelente reforma do ensino na Europa, mas acabou por ser um processo montado por razões económicas e os governos fazem um esforço por mostrarem as estatísticas do sucesso". As palavras são de Luís Reis Torgal, coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

O grau de sucesso no Ensino Superior português tem subido e situava-se, em 2005/06, nos 67,6%, adianta a edição de hoje do JN. O insucesso situa-se, assim, em pouco mais de 30%.

Se em 2002/03 entraram, por exemplo, 100 alunos no primeiro ano de cursos de quatro anos, e se em 2005/06 só se formaram 80, então o índice de sucesso é de 80% e do de insucesso de 20% calcula, de forma simples, o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A taxa de sucesso dos alunos é contabilizada para o financiamento público das instituições. Uma tendência que deverá acentuar-se, sublinhou já o ministro da Ciência e do Ensino Superior.

Além de muitos novos mestrados, Bolonha levou também à criação de cursos mais fáceis de concluir do que antigamente, defende Reis Torgal.
"Há também licenciaturas criadas só para obter financiamento, sem nenhum fundamento científico", acusa o responsável.

Fonte: Jornal de Notícias

24 de abril de 2008

Octogenário já teve 20 propostas para casamento

Um "jovem", prestes a completar 88 anos, está a dar que falar, depois de ter resolvido arranjar esposa, recorrendo a anúncios nos jornais. "Já recebi mais de 20 propostas, por carta e por telefone. E até já cá veio uma pretendente de táxi para me conhecer. É de Valpaços. Conversámos muito, mas não chegamos a acordo"...

Manuel Fernandes Cerdeiral vive na pequena aldeia de Fundões, em Vila Verde, Alijó. É um dos poucos mais de 30 habitantes da localidade. As vizinhas garantem que "é muito bem disposto e está sempre a cantar e a tocar a concertina". Com um aspecto jovial e elegante, Manuel, de olhos claros, sorri convicto "Vou encontrar uma mulher do meu agrado. Espero que me ajude a cozinhar e a tratar da casa, mas sobretudo quero que me faça companhia. Gostava de ter alguém com quem conversar, que me aquecesse os pés e o resto, e que tivesse umas boas almofadas para eu me encostar", diz com um sorriso malandro.

Hoje, Manuel Cerdeiral tem um encontro marcado num café, em Alijó, com uma candidata da zona, mas também já tem convite para jantar no Restaurante "O Forno", com esta candidata ou outra que lhe venha a agradar mais.

A presidente da Junta de Vila Verde, Carolina Amélia Brites, empresária, já prometeu "Vão jantar ao meu restaurante, como convidados. Fazemos uma grande festa se ele conseguir encontrar a noiva que pretende. Estou certa que vai conseguir, pois ele está com bastante convicção e acaba por nos contagiar a todos", acrescentou. Manuel Cerdeiral agradece e lá vai garantindo o pagamento: "Se me casar, a minha esposa vai votar na Carolina". Negócio feito, riem-se os dois.

Manuel confessa que já tem uma "candidata preferida", mas gostava de a ver primeiro pessoalmente. "A minha reforma é razoável e tenho um dinheirito no banco, podíamos ter uma vida boa juntos", afirma com um ar sonhador.

Fonte: Jornal de Notícias

23 de abril de 2008

Menino consegue ajuda para se tratar nos EUA

Rafael Gomes, o menino de oito anos que há quatro sofre de um cancro no intestino delgado, poderá embarcar para os Estados Unidos nos próximos dias para se submeter a um tratamento inovador. A viagem, considerada de alto risco devido à fase terminal em que se encontra, foi possível graças à oferta de três bilhetes de avião por parte do presidente do Automóvel Clube de Portugal, disse ao DN Rosa Oliveira, amiga da família e proprietária do Café Pinguim, em Esmojães, Espinho, que serve de quartel-general à campanha de solidariedade, iniciada em meados de Março pela Junta de Freguesia de Anta, que abriu uma conta com cem euros numa instituição bancária para a recolha de donativos.

Numa luta contra o tempo, familiares e amigos uniram-se para conseguir os trinta mil euros necessários para a viagem e tratamento numa clínica de Chicago, tendo "conseguido já mais de dez mil euros", disse Rosa Oliveira, acrescentando que a este montante "se juntará as receitas de bilheteira do espectáculo Jesus Cristo Superstar do próximo domingo", oferecidas por Filipe La Féria, e "dois espectáculos no Campo de Cassufas", em Esmojães, "nos próximos dias 2 e 4 de Maio com artistas nacionais".

Rafael, residente em Mozelos, Espinho, além de ser acompanhado desde a primeira hora no Instituto Português de Oncologia do Porto, tem nos últimos tempos sido também acompanhado por um médico de Barcelos. "Passa os dias entre médicos, o cadeirão que lhe comprámos para estar aqui no café e a sua casa, onde descansa das muitas dores que tem", disse Rosa Oliveira. "Às vezes está melhor, outras vezes está muito em baixo. Hoje estava mais animado, até pediu uma francesinha para comer", disse esta amiga da família

Nestes quatro anos, o menor já fez mais de 175 sessões de quimioterapia - mais do que o limite máximo -, e foi operado nove vezes. A última foi há um mês, quando deixou de urinar e os rins deixaram de funcionar.

Segundo o pai, Fernando Gomes, o Rafael tem tido "muitas dores" e este novo tratamento nos Estados Unidos "é a última esperança para salvar a vida do filho". Desempregado desde que a doença de Rafael foi diagnosticada, Fernando Gomes tem acompanhado o filho em todas as consultas. A mãe é o único sustento da família - trabalha numa fábrica de rolhas. Têm ainda mais três filhos: um de 4 anos, um de 13 e o mais velho de 17 anos.

Os familiares e amigos continuam a apelar à ajuda de todos os que possam ajudar, através do NIB 00380.2610.5549272771.82

Fonte: Diário de Notícias

Padre desaparece no ar

O padre brasileiro Adelir Carli desapareceu no domingo, no Estado do Paraná, pendurado em mil balões, escreve o site Globo. O religioso queria voar durante 20 horas, mas o mau tempo levou-o em direcção ao mar de Santa Catarina. As buscas aéreas e marítimas concentram-se a cerca de 30 quilómetros da costa, na aérea onde o padre terá feito o último contacto.

A meio da tarde, fez um pedido de ajuda: «Preciso de entrar em contacto com o pessoal, para que eles me ensinem a mexer no GPS, para dar as coordenadas de latitude e longitude, que é a única forma de alguém em terra poder saber onde estou». O último contacto aconteceu pouco antes das 21h. Pedaços de balões já foram encontrados nas praias de Santa Catarina.

O padre já tinha viajado do Paraná para a Argentina no dia 13 de Janeiro deste ano. Carli levantou voo na cidade de Ampére e, depois de quatro horas, aterrou em Santo António, na Argentina, a 110 quilómetros de distância. Os balões chegaram a atingir os 5,3 mil metros de altitude. Para se aproximar do solo, o padre usou um estilete, com o qual foi furando e soltando uma parte dos balões.

O padre Carli voa para promover as acções da Pastoral Rodoviária do Paraná, que celebra missas nas estradas e dá apoio espiritual aos motoristas. Antes de deixar o solo, o religioso deixou uma mensagem: «Se o padre voa para ajudar os que rodam, por que você também não pode ajudar?».

Fonte: Diário IOL

Comentário:"Afinal os padres não sabem voar..."

Youtube faz hoje três anos

Um jovem num jardim zoológico, posicionado frente a elefantes, é registado em vídeo. Há precisamente três anos, a 23 de Abril de 2005, esse vídeo foi colocado no YouTube e é hoje considerada a primeira obra disponibilizada naquele que era então umsite desconhecido mas que se tornaria no paradigma da partilha vídeos online.

Com o título de "Me at the Zoo", é um registo de 18 segundos sem relevância e não resistiria à história excepto pelo facto de ser o primeiro vídeo colocado no YouTube.

O link é www.youtube.com/watch?v=jNQXAC9IVRw, foi gravado por Yakov Lapitsky no Zoo de San Diego, e colocado no site pelo utilizador Jawed às 20:27 do então sábado 23 de Abril de 2005.

Até ao início desta semana, foi visto 221 mil vezes e não ultrapassou os 1200 comentários, a maior parte com elogios relativamente à primazia na sua disponibilização no site. Quem procura obra relevante terá de olhar para outros vídeos.

O Site do Youtube foi registado em 2005 e vendido à Google no ano seguinte.

Fonte: TVTEL

Lobo ibérico em perigo

Três centenas de lobos sobrevivem em território português, um número que poderá reduzir se estes animais forem «esquecidos» no planeamento da construção de auto-estradas, parques eólicos e barragens, alertou o presidente do Grupo Lobo.

Francisco Petrucci-Fonseca disse haver uma grande preocupação com o impacto que estas grandes infra-estruturas têm nos territórios habitados pelo lobo ibérico, uma vez que levam a que “a sua área de distribuição esteja mais fragmentada”.

Com o objectivo de debater as medidas a tomar para que estes grandes predadores carnívoros possam viver ao lado do progresso, realiza-se sexta-feira, em Lamego, a conferência “Grandes Infra-Estruturas & Conservação do Lobo”, integrada numa reunião de trabalho do Projecto Life Coex, que junta representantes de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia.

Segundo o presidente do Grupo Lobo, estas infra-estruturas “estão a ter um impacto no território que o lobo ainda ocupa”, e deu como exemplo a região de Vila Real, devido à construção de estradas e parques eólicos. “Há alcateias na zona de Vila Real que já desapareceram nos últimos dois anos. E a construção das barragens do Tâmega será mais um problema”, avisou. Por isso, afirmou que o novo desafio para a conservação do lobo é que estas novas infra-estruturas tenham em conta a sua existência, criando, por exemplo, no caso das auto-estradas, passagens superiores ou túneis que “aumentem a permeabilidade” a esta e outras espécies, como corços e veados.

Fonte: Espigueiro

Quercus lança Campanha de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

No dia 20 de Março, no Oceanário de Lisboa, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza organizou, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Ano Internacional do Planeta Terra, a cerimónia de apresentação dos projectos Condomínio da Terra: Cuidar das Partes Comuns do Planeta e Campanha de Reciclagem de Rolhas.

QUERCUS prepara-se para dar início à implementação no território português de um conjunto alargado de iniciativas e projectos associados à preservação da biodiversidade, à plantação de floresta autóctone, reciclagem, educação, redução de uso de bens comuns e parcerias na investigação.

Este Compromisso da Associação é um contributo neste desafio global de combate às alterações climáticas que será desenvolvido com diferentes entidades e parceiros.

O Programa GREEN CORK é concebido pela QUERCUS, e desenvolvido em parceria com a Corticeira AMORIM, a BIOLOGICAL e o CONTINENTE.

Este é um programa pioneiro em termos de reciclagem, uma vez que pela primeira vez os proveitos económicos são convertidos no financiamento de recuperação e conservação dos ecossistemas, através do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”.

Fonte: QUERCUS

Dia Mundial do Livro

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

Em 2007 venderam-se em Portugal 13,5 milhões de livros, o que correspondeu a um volume de facturação de 152 milhões de euros. Os números foram divulgados pela GfK, uma empresa alemã de estudos de mercado.

Sem contabilizar o preço médio de cada livro, o estudo faz a divisão e chega a um número: cada português comprou em média 1,45 livros em 2007, e dedicou à leitura cerca de 20 por cento do tempo de lazer. A televisão ganha em todas as frentes: quer no tempo que consome, quer nos índices de preferência. Um exemplo: 35 por cento dos portugueses leram nos últimos 12 meses, uma percentagem que representa quase dois terços menos do que a dos portugueses que viram televisão.

Em termos geográficos, Lisboa concentra metade do valor das vendas de livros em Portugal. Muito atrás, com 19 por cento cada, seguem-se as regiões do Porto e o Litoral.

Fonte: Diário de Notícias

22 de abril de 2008

Exame e diagnóstico de cancro da mama num dia

Realizar num único local e num só dia todos os exames necessários para o diagnóstico e, caso seja necessário, ter uma proposta de terapêutica para as doenças da mama é a nova aposta do Hospital de S. João, no Porto, ao inaugurar, hoje, a Unidade Especializada de Diagnóstico do Cancro da Mama, apoiada pela Laço.

Trata-se da primeira unidade do género em Portugal que reúne todas as especialidades em patologia mamária numa equipa única. "Assim, as mulheres, em vez de andarem por três ou quatro serviços, e terem de ir ao hospital várias vezes para realizar diferentes exames e saber os resultados e, depois, obterem uma orientação de tratamento, fazem tudo num só dia, nesta unidade", explicou Francisco Pimentel, coordenador da especialidade.

A consulta é iniciada por um médico de Cirurgia, que faz a primeira observação. Segue-se a radiologia onde são feitas as mamografias, ecografias e, em caso de necessidade, as biópsias. Para uma avaliação rápida deste último teste, especialistas em Anatomia Patológica também fazem parte da equipa. "É imperioso criar um circuito que não obrigue a mulher a esperar por um diagnóstico. A angústia da espera não faz qualquer sentido", sublinhou Francisco Pimentel.

Nesse sentido, a nova unidade terá também uma consulta de risco de cancro da mama e do ovário. "Trata-se de uma consulta de aconselhamento genético e de hereditariedade, isto é, uma mulher jovem a quem foi detectado cancro da mama, que quer saber o que deve fazer em relação à sua filha, ou que tem um historial na família próxima de cancro da mama ou do ovário, nesse espaço terá um aconselhamento", disse Francisco Pimentel.

Fonte: Jornal de Notícias

O Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).

Neste dia somos confrontados com vários alertas. Um dos mais importantes tem a ver com o envio de dióxido de carbono para a atmosfera que está a provocar um aumento da temperatura em todo o mundo.

As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera. O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais.

Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição.

Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado.

Fonte: RTP

Comentário:"Só temos esta Terra para vivermos e sermos felizes"

21 de abril de 2008

Gilberto Gil leva Coliseu do Porto ao rubro

«Máquina de ritmo», o único tema que compôs em Portugal, no Algarve, abriu a actuação de Gilberto Gil no Coliseu do Porto. A sala estava praticamente cheia para ver e ouvir o ministro da Cultura brasileiro.

Sozinho em palco, o título do concerto já o adivinhava, «Voz e Violão», Gilberto Gil conduziu os espectadores por uma visita guiada ao seu universo musical, acabando mesmo por dar uma autêntica aula sobre samba e seus derivados.

Na actuação que teve um cariz essencialmente intimista, Gilberto Gil conversou com a plateia entre todas as músicas, explicando as canções ou simplesmente enquadrando-as no contexto…

Com 51 álbuns editados, em 39 anos, entre originais, parceiras, discos ao vivo ou compilações, o músico interpretou algumas das suas mais notáveis canções, deixando ainda espaço para versões de alguns dos seus amigos, como «When I’m 64», dos Beatles, e «No Woman no cry» e «Three little birds», de Bob Marley.

O concerto avançou com «Super-homem» e «Metáfora», uma espécie de homenagem aos poetas, tão fundamentais na criação artística, e não só.

«Chiclete e banana», que compôs com Jackson do Pandeiro, trouxe até ao palco Ben, filho de Gilberto Gil, que o acompanhou na viola acústica, numa verdadeira aula e viagem pela essência do samba, estilo musical que integra o ADN dos brasileiros.

Aqui o público finalmente mostrou-se acompanhando o artista e fazendo-se ouvir amiúde. Estava conquistado e, agora, já se sentia desinibido para intervir.

Apoteose final, com a assistência a ovacionar Gilberto Gil vários minutos de pé.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Apologia da Leitura

A leitura é o alimento do espírito, é o caminho mais natural para o acesso à informação e à cultura, às tradições e ao património de um comunidade. Em grande medida, ao longo da vida, somos aquilo que lemos.

Diz-me o que lês, e dir-te-ei quem és...

Não basta aprender a ler e a escrever. É preciso ler para compreender. Ler para interpretar. Ler para saber. Para ver. Para ser. Ler para participar. Ler é fundamental. Que se leia para ser mais consciente e mais livre.

Sintetizamos:

Quem lê, vê mais.
Quem lê, sente mais.
Quem lê, vive mais.
Quem lê, ama mais.
Quem lê, sonha mais.
Quem lê, decide melhor.
Quem lê, governa melhor.
Quem lê, escreve melhor.
Quem lê, argumenta melhor.
Quem lê, pensa melhor.

18 de abril de 2008

Ausência

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Distinguido ou distingüido

O acordo ortográfico, a aposta na criação de museus no Brasil e a importância da acção cívica foram alguns dos temas abordados pelo músico e ministro da Cultura brasileiro, em Lisboa. Amanhã, dia 19 de Abril, Gilberto Gil está no Porto.

O governante brasileiro, que recebeu na noite de quarta-feira um doutoramento Honoris Causa em Museologia, atribuído pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, considerou que “ao levar as pessoas a discutirem a língua, o acordo ortográfico já está a prestar um grande serviço”.

Colocando uma nota de humor no seu discurso, o compositor e intérprete baiano disse não saber se estava a ser “distinguido” ou distingüido”, aludindo a uma controvérsia sobre o abandono do trema na ortografia brasileira após a entrada em vigor do acordo.

Gilberto Gil falou também do que mudou na sua vida quando passou a conciliar a vida de músico com o cargo político que ocupa. “Ser ministro obriga-me a acordar mais cedo, a ter ocupações formais como actividades administrativas e representativas, a prestar regularmente contas ao público e a participar em discussões internas no Governo, nomeadamente para decidir onde devem ser investidas as verbas”, contou.

Na sua intervenção após receber a medalha e o diploma, o recém-doutorado optou por falar dos museus e da museologia, assegurando que estes ganharam “um lugar importante” no seu coração. “Os museus podem redimensionar o ambiente humano no território brasileiro”, afirmou o ministro, referindo o caso de Iberê Camargo. Também presente na cerimónia, Pinto Ribeiro destacou o facto de Gilberto Gil “fazer com paixão aquilo de que gosta”.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Filhos saudáveis para rapazes com cancro

As crianças de sexo masculino afectadas por doenças oncológicas poderão ver nas células estaminais uma solução para a sua fertilidade futura, revelou ontem Mário de Sousa, especialista em medicina de reprodução.

Um novo estudo, realizado em indivíduos adultos do sexo masculino que em crianças foram afectados por uma doença cancerígena, conclui que ao isolar células estaminais progenitoras antes da realização da quimioterapia se pode mantê-las vivas e férteis.

"Por enquanto, conseguimos dividir as células, talvez daqui a dois anos possamos dizer que alcançámos a sua purificação total, conseguindo que estes adultos, que sofreram de doenças cancerígenas em crianças, possam ter filhos completamente saudáveis", disse o especialista, que falava no âmbito do IV Ciclo de Conferências do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N).

O director do Serviço do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) frisou que este novo estudo surgiu graças ao desafio de uma médica norte-americana que lhe pediu que se "dedicasse às suas crianças de oncologia".

Devido ao elevado custo destes tratamentos nos centros privados de reprodução assistida, os casais mais desfavorecidos economicamente são os que recorrem aos hospitais públicos e, por isso, são os que mais necessitam do banco público.

Fonte: Diário de Notícias

Pornografia infantil em três mil sites

Cerca de três mil sites da Internet apresentam conteúdos de pornografia infantil, denunciou ontem a organização britânica Internet Watch Foundation (IWF) que apela à união da comunidade internacional para combater este cenário.

No ano passado, segundo a pesquisa da associação, foram encontrados, à escala mundial, 2.755 sites em língua inglesa com imagens de pornografia infantil, o que representa um decréscimo de 10% face aos dados de 2006, altura em que foram registados 3.052 sites.

Apesar da descida, o director-geral da IWF, Peter Robbins, espera que a divulgação destes números permita "uma melhor compreensão sobre a situação e justifique a necessidade dos parceiros internacionais criarem medidas comuns suplementares e reflectirem sobre novas soluções".

"Um ataque global coordenado sobre estas três mil páginas poderia determinar o desaparecimento destas imagens horríveis da Internet", defendeu o responsável.

A associação, financiada pela União Europeia e por empresas do sector da Internet, revelou ainda que 10% das vítimas destes sites têm menos de dois anos de idade, 33% encontram-se na faixa etária entre os três e os seis anos e 37% têm entre sete a dez anos.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário:"Mete-me nojo a pedofilia, pedófilos, abusos sexuais seja lá de que natureza for... Sabiam que um homicidio tem uma pena mais pesada que um infanticidio? Sabiam que a violação dum/a adulto/a tem uma pena bem mais pesada do que a violação duma criança? Tristes leis, aliás em Portugal lei e justiça são coisas bem distintas."

17 de abril de 2008

Falhas na saúde matam dez milhões no mundo

Mais de dez milhões de mulheres e crianças morrem anualmente no mundo por causas que, em geral, poderiam ser evitadas, sendo a maioria das vítimas provenientes da África subsariana.

Estes números resultam da análise a 68 países considerados prioritários no âmbito dos Objectivos do Milénio contida no relatório Contagem Decrescente para 2015: Sobrevivência das mães, recém-nascidos e crianças menores de cinco anos, ontem divulgado. O conjunto dos países mencionados no relatório é responsável, anualmente, por 97% das mortes de mães e de menores de cinco anos.

Registando um crescimento nas contribuições dos países dadores e também um maior envolvimento de ONG a operarem nas áreas contempladas no relatório, este constata que, apesar disso, não se verificou uma melhoria geral reflectindo o incremento da ajuda internacional.

Destes países, o Peru foi o que registou melhor resultado, passando de 78 mortos em mil, em 1990, para 25 em mil, em 2006. Em comparação, a taxa de mortalidade infantil em Portugal, no mesmo ano, foi de 3,3 em mil. Por outro lado, 12 países registaram um agravamento do mesmo indicador, com aumento da mortalidade infantil desde 1990.

Fonte: Diário de Notícias

Comentário:"Damos como dado adquirido coisas básicas como os cuidados de saúde… Deixamos de valorizar estes cuidados… Devemos parar para pensar que o nosso “mundo” não é uma cidade, região ou pais. Que podemos fazer para tornar mundo melhor? Podemos começar por pensar nele… A pobreza não tem bagagem, por isso marcha livre na viagem da vida humana."

Jornalistas do 'Le Monde' de greve

Os funcionários do jornal francês Le Monde decidiram ontem realizar hoje, dia 17 de Abril de 2008, uma nova greve, a segunda numa semana, para protestar contra o plano de recuperação económica da empresa, apresentado no início do mês, e que prevê 130 despedimentos e a venda de algumas publicações, noticia a AFP.

Na última segunda-feira, os jornalistas cumpriram um dia de greve, fazendo com que, pela segunda vez na história, o jornal não saísse para a rua. O último protesto do género ocorreu em 1976, contra a aquisição do jornal France Soir por Robert Hersant. Com a paralisação de anteontem, o jornal não chegou às bancas, ficando por publicar os cerca de 320 mil exemplares que diariamente são distribuídos.

Ontem, durante uma assembleia geral foi aprovada a realização de uma nova greve, com 346 votos a favor e 69 contra, entre os 425 votantes presentes. Assim, o periódico francês volta a não circular amanhã, sexta-feira.

Lido todos os dias por cerca de dois milhões de pessoas, o Le Monde é um dos jornais mais influentes na França, mas, tal como outros grupos mediáticos, luta contra a queda da publicidade e a crescente concorrência de outros meios de comunicação.

Fonte: Diário de Notícias

O último dos grandes artistas da Walt Disney

O nariz do Pinóquio, o chapéu do Peter Pan e o vestido da Branca de Neve são pormenores que não passam em branco para quem assiste aos filmes da Disney. São só alguns exemplos do trabalho de Ollie Johnston, o último representante da chamada "idade de ouro" dos criadores da Walt Disney que morreu na segunda-feira, dia 14 de Abril de 2008, num lar de idosos, em Sequim, Washington, aos 95 anos.

Johnston, que participou nas primeiras longas-metragens de animação da empresa, fazia parte do grupo da elite de desenhadores de Walt Disney, baptizado pelo próprio de "Nine Old Man". Era o último representante vivo do conjunto de nove artistas responsável pelo trabalho de desenho de vários filmes da Disney a partir dos anos 30.

"Pinóquio", "Bambi", "Peter Pan" e "Branca de Neve e os Sete Anões" foram alguns dos filmes que contaram com os traços de Johnston, que trabalhou durante 43 anos para a Disney e participou também nas curtas-metragens de Mickey, antes de começar a contribuir para "os clássicos" da empresa.

Em 2005, recebeu, a Medalha Nacional das Artes, uma das maiores distinções artísticas nos EUA. Antes já tinha sido homenageado com o "Disney Legends Award", em 1989, e com um tributo da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em 2003.

Os trabalhos de Johnston podem ser vistos em "Bambi", "Cinderela", "Alice no País das Maravilhas", "Bela Adormecida", "A Dama e o Vagabundo", "101 Dálmatas", "Mary Poppins" e "O Livro da Selva".

Fonte: Jornal Público

16 de abril de 2008

Corridas na Boavista com prejuízo de 317 mil euros

As duas corridas, realizadas em Julho do ano passado, no Circuito da Boavista deram um prejuízo de 317 mil euros à Câmara do Porto. As receitas da bilheteira e dos patrocínios ficaram aquém do previsto e as despesas de divulgação, de segurança e de saúde foram suborçamentadas, conduzindo a um resultado negativo. No total, as corridas custaram 4,63 milhões de euros, obtendo proveitos de 4,31 milhões.

O presidente da Empresa Municipal Porto Lazer, Gonçalo Gonçalves, não vê o resultado negativo de 300 mil euros como prejuízo. "Para nós, não é um prejuízo. É a comparticipação da Câmara para estes eventos, até porque há outras actividades, organizadas pela Porto Lazer, que também deram prejuízo", esclareceu Gonçalo Gonçalves. As contas das corridas foram conhecidas ontem na reunião do Executivo, no âmbito da aprovação do Relatório e Contas do ano passado da Empresa Municipal Porto Lazer com os votos favoráveis da Maioria PSD/PP e a abstenção da Oposição.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário:"O Circuito da Boavista é um evento com primórdios aos anos 30. É um espectáculo para os amantes do automobilismo e que prestigia a Cidade do Porto… Mas um evento que capta multidões, que contem diversos e variados patrocínios para além das receitas de bilheteira, não pode apresentar défice de orçamento. Os 317 mil euros são fruto de má gestão por parte da Porto Lazer, e não é aceitável ouvir dos responsáveis que “317 mil euros não são prejuízo mas uma comparticipação da Câmara para o evento”! Alguém quer organizar uns eventos??!! É que se a câmara está disponível a comparticipar eventos com prejuízo… tenho montes de eventos no Brasil para eles comparticiparem!"

27 mil no corredor da morte

Mais de 1.200 pessoas foram executadas em 24 países, em 2007, e 3.347 foram condenadas à morte em 51 países. Os dados são da Amnistia Internacional, que coloca a China e o Irão no topo da “lista negra”. Muitas destas execuções são secretas.

No relatório “Sentenças de Morte e Execuções em 2007”, a Amnistia Internacional manifesta-se preocupada pelo facto de muitos mais indivíduos terem sido mortos, em segredo, pelo Estado, nomeadamente na China, na Mongólia e no Vietname, e estima que mais de 27.500 indivíduos em todo o mundo se encontrem no corredor da morte.

De acordo com o relatório, 88 por cento de todas as execuções conhecidas tiveram lugar em cinco países: China, Irão, Arábia Saudita, Paquistão e Estados Unidos da América. A Arábia Saudita apresenta o número mais elevado de execuções per capita, seguida pelo Irão e pela Líbia.

Na China, a Amnistia confirma que foram realizadas 470 execuções, o número mais elevado da estatística, mas considera que o número real de execuções naquele país “é indubitavelmente maior”. A China, o país que condena mais indivíduos à morte, classifica a pena capital como um segredo de Estado.

Apesar destes números, 2007 foi também o ano em que a Assembleia-Geral das Nações Unidas votou a favor da abolição da pena de morte (com 104 votos a favor, 54 contra e 29 abstenções). Também em 2007 os ministros da Justiça da União Europeia, (que se reuniram ontem em Bruxelas), aprovaram por unanimidade a instituição do Dia Europeu contra a pena de morte.

Em Portugal, a pena de morte para os crimes políticos (e para todos os crimes) foi abolida em 1852. O nosso País tornou-se assim na primeira nação a abolir a pena de morte para os crimes comuns. O último português foi executado no dia 22 de Abril de 1846, por crime comum, e em 1849, por crime militar.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Comentário:"Problema é que a morte de uma pessoa é uma tragédia. Mas a de milhões, uma estatística."

Prémio Geoconservação para Arouca

O júri da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) atribuiu, por unanimidade, o Prémio Geoconservação 2008 à Câmara Municipal de Arouca, «pelo carácter inovador, relevância científico-pedagógica e relevância para o público em geral do projecto candidato de identificação, conservação e valorização do património geológico da região, intitulado “Geoparque Arouca”». A cerimónia de entrega do Prémio decorrerá no próximo dia 22 Abril, Dia Nacional do Património Geológico e Dia Mundial da Terra, a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Fizeram parte do júri: Diamantino Pereira (Universidade do Minho) e Narciso Ferreira (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), ambos em representação da ProGEO-Portugal, Fernando Noronha (Universidade do Porto), em representação da Associação Portuguesa de Geólogos, Jorge Pulido Valente (Câmara Municipal de Mértola) em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Helena Fonseca, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Gonçalo Pereira, em representação da National Geographic-Portugal.

Fonte: CM Arouca

15 de abril de 2008

Bobby McFerrin actua no Porto dia 13 de Maio

O músico de jazz Bobby McFerrin vai apresentar dois espectáculos em Portugal, um a 12 de Maio, no Coliseu de Lisboa, outro a 13 de Maio, na Casa da Música, no Porto, anunciou a promotora do concerto.

O músico e cantor novaiorquino, muito popularizado pelo tema «Don't Worry be Happy», já colaborou com alguns dos melhores músicos e intérpretes de jazz e música erudita do mundo, tais como Chick Corea, Herbie Hancock, Joe Zawinul e Yo-Yo Ma.

Nos anos 80 e 90, Bobby McFerrin recebeu uma dezena de Grammys, que distinguiram as suas composições e sobretudo as suas capacidades vocais, nomeadamente para temas como «Round Midnight», «What Is This Thing Called Love», «The Elephant's Child» e «Brothers».

O músico, agora com 58 anos, nasceu no Reino Unido mas radicou-se nos Estados Unidos, e tem vindo, ao longo da sua carreira, a cruzar o jazz com a música clássica, a pop, world music e folk.

Além dos espectáculos, nos quais exibe as suas qualidades de músico e de performer, McFerrin criou álbuns em que é o único músico, cantando e simulando instrumentos com a voz.

Na sua discografia contam-se, entre outros, «Beyond Words» (2003), «Mouth Music» (2001), «Circlesongs» (1997), «Paper Music» (1995), e «Many Faces of Bird» (1991).

Fonte: IOL Diário

Biocombustíveis podem pôr em risco luta contra a fome no mundo

A agência da ONU responsável pela luta contra a fome no mundo alertou hoje a União Europeia para os perigos dos biocombustíveis, que alimentam a subida dos preços dos alimentos. Os 27 Estados membros da UE querem ter, até 2020, dez por cento de biocombustíveis nos transportes.

Josette Sheeran, directora do Programa Alimentar Mundial (PAM), sublinhou hoje numa audição com eurodeputados em Bruxelas que muitas explorações estão a deixar de produzir alimentos para passar a produzir biocombustíveis.

Por causa desta alteração, “os preços dos alimentos estão a atingir um tal nível que, por exemplo, o óleo de palma em África atingiu o mesmo nível do preço do combustível”, salientou Sheeran.

A responsável reconheceu que o aumento dos preços das matérias-primas agrícolas e dos géneros alimentares dos últimos meses também se devem à especulação dos mercados.

Sheeran lembrou que numerosos países industrializados estão a escolher desenvolver os biocombustíveis, produzidos a partir de matérias-primas agrícolas, devido ao aumento ininterrupto dos preços dos biocombustíveis.

“Isso até pode ser um bom negócio para os agricultores. Mas a curto prazo, os mais pobres do planeta serão gravemente afectados”, porque as culturas destinadas aos biocombustíveis tendem a substituir aquelas destinadas à alimentação humana.

Na terça-feira, a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda apresentou um relatório onde afirma que os biocombustíveis feitos a partir de plantas como o milho, trigo ou cana-de-açúcar será preciso ocupar entre 20 a 30 milhões de hectares com culturas energéticas, dos quais 16 milhões na Europa.

No final de Fevereiro, a FAO (Food and Agriculture Organisation), lançou um alerta considerando que o aumento do preço do milho e do trigo está a tornar-se “uma grande preocupação global”.

Fonte: Jornal Público

14 de abril de 2008

Idoso procura noiva

Um viúvo de 88 anos decidiu não perder tempo e pôs um anúncio num jornal para procurar uma namorada. Não quer voltar a casar, mas promete um dote para quem o conquistar e tomar conta dele. Não se pense, porém, que lhe serve uma mulher qualquer.

Aos 88 anos, Manuel Cerdeiral procura uma namorada, mas é exigente. Não a quer muito nova. A preferência do idoso vai para mulheres entre os 65 e os 80.

"Há mulheres com 80 anos que parecem mulas, estão bem, estão cheias de energia", conta bem disposto. Para deixar bem claro o que quer, colocou um anúncio num jornal: as candidatas a namorada não podem ser mais altas do que ele, têm de ser asseadas, fazer-lhe muitas festinhas e mimos.
Ah… faltava a condição principal: têm de ter peitos salientes!

Com um ar bem malandro, lá vai explicando os gostos: "Tem de ter uns bons amortecedores, uma coisa em que sempre fui interessado".

Viúvo há cinco anos, Manuel Cerdeiral está farto de estar sozinho e de fazer as lides da casa.

Ele quer é uma mulher, e aquela que o conquistar tem direito a um dote: "Para me amparar, eu vou-lhe fazer no Notário uns euros que tenho em Vila Real".

Tem três filhos, que diz que não se importam que arranje uma namorada e lhe dê dinheiro.

De visita a casa do pai, António Cerdeiral confirma: "Ele está vivo das duas maneiras. Quer companhia. Faz bem".

Além de uma conta bancária recheada, Manuel Cerdeiral promete ainda muito mais, sempre com um ar bem maroto: "Ainda há muito que estoirar. A gente ainda vai estrebuchar um bocadinho, vai ser à maneira".

Por enquanto, aguarda ainda o contacto das pretendentes. Elas que se preparem, porque Manuel Cerdeiral tem muita música para lhes dar. Não fosse ele um grande tocador de concertinas.

Fonte: SIC

Há mais muçulmanos do que católicos

O número de muçulmanos ultrapassa actualmente o de católicos, segundo o responsável pelo Anuário Pontifício, monsenhor Vittorio Formenti, em entrevista ao diário Osservatore Romano, citada pela agência Lusa.

A situação, que monsenhor Formenti defende dever ser alvo de reflexão no seio da Igreja Católica, decorre do facto de 17,4 por cento da população mundial professar a religião católica, enquanto que o número de muçulmanos representa 19,2 por cento daquele universo.

Contudo, quando se somam todos os cristãos, designadamente católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, a percentagem chega aos 33 por cento da população mundial.

O número de católicos no mundo passou de 1.115 milhões em 2005, para 1.131 milhões em 2006, que representa um aumento de 1,4 por cento, segundo o Anuário Pontifício de 2008, que revela que 49,8 por cento vive no continente norte-americano.

Fonte: Agência Lusa

Subida dos alimentos terá "consequências terríveis"

O tema da fome voltou a estar presente nos debates da reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. No fim dos trabalhos, Dominique Strauss-Kahn, director-geral da organização, alertou para as "consequências terríveis" do aumento continuado dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

O ex-ministro socialista das Finanças chamou a atenção para as consequências da onda altista dos preços em países como o Haiti, o Egipto ou as Filipinas, nos quais já se verificaram graves distúrbios sociais com mortes e grande número de feridos.

A Tailândia já anunciou o embargo às tradicionais exportações de arroz para tentar baixar os preços no seu mercado interno. "Centenas de milhares de pessoas morrerão à fome e crianças, sobretudo em África, sofrerão de subnutrição", com graves consequências para o resto das suas vidas. Além do mais, a escalada de preços, acrescentou Strauss-Kahn, " levará a desequilíbrios comerciais, que afectam igualmente os países desenvolvidos".

A ministra alemã para o Desenvolvimento, Heidemarie Wieczorek-Zeul, considerou ser inaceitável que a exportação de agrocombustíveis se tenha tornado uma ameaça ao abastecimento alimentar dos pobres. "O mundo necessita harmonizar os objectivos de mitigar as alterações climáticas, com a segurança alimentar e o desenvolvimento social," afirmou...

Fonte: Diário de Notícias

“Benefits Supervisor Sleeping”

O quadro “Benefits Supervisor Sleeping”, do alemão Lucian Freud, vai a leilão em Maio na Christie´s e arrisca-se a ser o mais caro quadro de sempre de um artista vivo se atingir a licitação esperada de 21 milhões de euros.

A obra, que estará exposta em Londres até hoje e vai a leilão em Nova Iorque em Maio, foi feita por Lucian Freud em 1995 e apresenta um retrato de corpo inteiro, de grandes dimensões, de uma mulher obesa nua a dormir num sofá.

A leiloeira Christie´s estima que o quadro poderá bater o recorde da mais cara pintura de um artista vivo, ultrapassando os 14 milhões de euros de “Hanging Heart”, de Jeff Koons, que foi a leilão em Novembro último.

Entrevistada pela imprensa britânica, Sue Tilley, a mulher que há 13 anos serviu de modelo para esta obra, nem quer acreditar no sucesso que o retrato atingiu. Tilley, 50 anos, que tem como alcunha “Big Sue”, recorda que posou para Freud durante nove meses, tendo recebido cerca de 25 euros por dia para estar deitada nua num sofá, um trabalho que considerou cansativo.

Garante que não foi pelo dinheiro que o fez e lembra-se dos excelentes almoços com o pintor. Sue Tilley diz que gostou do resultado final, mas reconhece que não é propriamente o ideal da beleza feminina. “Eu sei que não sou, mas quem é? E ele nunca faz com que as magras pareçam bonitas.”.

Lucian Freud, 85 anos, de origem alemã radicado no Reino Unido e neto de Sigmund Freud, é conhecido por retratos pouco convencionais, que combinam a técnica dos mestres com a expressão e a sensibilidade dos tempos modernos, como referiu Pilar Ordovás, da Christie´s.

Fonte: Primeiro de Janeiro

12 de abril de 2008

"Fading Hutongs" no Centro de Fotografia

Inaugura hoje, no Centro Português de Fotografia, no edifício da Cadeia da Relação do Porto, a exposição de fotografia "Fading Hutongs", de Júlio de Matos.

Surgido na sequência de "Porta do Paraíso - Manikarnika Ghat", este projecto de Júlio de Matos, que também é arquitecto, mostra a entrada e a permanência no imaginário do "Hutong" (palavra chinesa) com o constrangimento de um ocidental e o alarme do seu acelerado desaparecimento.

De sublinhar que os "hutongs" são caminhos estreitos que dão passagem às diversas "siheyuan", onde a lei mandava haver espaço para cultivar uma árvore. Trata-se da passagem que situa o aglomerado familiar. No entanto, a vaga de renovação urbana ao modo do Ocidente e a proximidade dos Jogos Olímpicos proporcionaram o desaparecimento dos "hutongs" e das comunidades que definiam.

As fotografias que integram a mostra, que estará a público a partir de hoje, mostram como a destruição em Beijing e o avanço das avenidas com edifícios em altura cerca, até à desistência, o velho traçado labiríntico.

Estas fotografias, que evocam o preto e branco das gravuras e das memórias, reinstalam-nos nas pinturas de motivos evanescentes e desenho rigoroso que desafiaram os artistas do último quartel do século XIX e Júlio de Matos iluminou-as com apontamentos de cor.

Fonte: Jornal de Notícias

"Casa da Música tem das melhores salas da Europa"

Renz van Luxemburg caracterizou a Casa da Música como uma "ideia louca" de Rem Koolhaas

Renz van Luxemburg, técnico holandês responsável pela acústica da Casa da Música (CdM), foi ontem, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), protagonista de uma palestra intitulada "Acústica depois da Casa da Música". Durante uma hora e meia, o engenheiro abordou os diferentes aspectos que teve de ter em atenção quando aceitou projectar a acústica do edifício da autoria do seu conterrâneo, Rem Koolhaas.

"Em 1999 não se tinha bem presente o que se queria naquele local. Quando se partiu para a obra parecia uma ideia louca que se tinha de levar adiante", confessou Renz van Luxemburg aos alunos da FEUP.

Três anos depois da inauguração da CdM, o engenheiro não tem dúvidas em afirmar que "a Casa da Música tem uma das melhores salas da Europa".

Ainda assim, "se tivesse de mudar alguma coisa seria as dimensões do 'canopy'", estrutura que sobrevoa o palco da sala Suggia. E explicou "Os técnicos de iluminação queixam-se que as luzes reflectem muito naquele sítio".

Renz van Luxemburg manifestou-se, igualmente, preocupado com a possibilidade da CdM vir a substituir as duas réplicas de órgãos que ladeiam a sala Suggia. "Na altura, quando a obra ficou pronta, a Casa da Música não tinha dinheiro para comprar uns originais. Por isso, toda a acústica terá de ser repensada se tal vier a acontecer", concluiu.

A Casa da Música (CdM) ultrapassou o milhão de entradas nos três anos de actividade em que realizou 2600 eventos, nomeadamente concertos e actividades educativas.

Fonte: www.arquitectura.pt

11 de abril de 2008

Morte de leão no circo pode ser criminosa

Um leão com três anos de idade, pertencente ao Circo Vítor Hugo Cardinali, que está instalado em Arouca, morreu, na manhã de 6 de Fevereiro, suspeitando-se que a morte tenha sido provocada por envenenamento. As autoridades estiveram no local e será efectuada autópsia.

Luís Cardinali, um dos responsáveis pelo circo que se encontra instalado até amanhã no centro de Arouca, conta que o tratador deu com o animal "muito doente ao final da manhã de sexta-feira". "Estava a sangrar muito pelo nariz", recorda.

Foi então chamada uma veterinária e a equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, mas já nada pôde ser feito para salvar o animal, que acabaria por sucumbir minutos depois. "Há suspeitas de que possa ter sido envenenado", Cardinali. Uma tese defendida pela veterinária.

O leão tinha sido importado de Inglaterra juntamente com outros animais da mesma espécie e há cerca de dois anos que fazia parte do Circo Vítor Hugo Cardinali. "Era um dos leões mais bonitos" lamenta Luís Cardinali. Este responsável afirma não ter suspeitos, pelo facto de não ter inimigos "com a ousadia de levar a efeito um acto destes". Contudo, confirma que é a primeira vez que um animal seu morre nestas circunstâncias.

A morte deste leão não compromete os espectáculos com os leões que vão continuar, até amanhã, em Arouca. Sexta-feira o circo estará em Vale de Cambra.

Fonte: Jornal de Notícias

Comentário:"Só em Arouca... Agora à que saber se o pobre bichinho morreu envenenado ou pelo sofrimento de estar na terra em questão!!! O rei da savana não sobrevive nestes meios hhiihhi!"

Cubanos fazem fila

As filas que se formaram à porta de muitas lojas em Havana, nesta última semana, não deixaram ninguém indiferente. É verdade que a maioria dos cubanos foi apenas "ver as montras", com os leitores de DVD, os televisores ou os computadores a serem demasiado caros para as suas carteiras. Mas a verdade é que está aí: o fim das restrições "supérfluas", anunciado por Raúl Castro na sua tomada de posse, a 24 de Fevereiro, impensável quando o seu irmão Fidel estava no poder. O uso da palavra "reforma" é contudo tabu.

"Passo a passo sobe-se uma montanha. Pelo menos este senhor é mais realista que o irmão", disse uma jovem à entrada de uma loja, citada no site de imprensa independente cubana, www.cubanet.org. "Deviam ter feito isto há muito tempo", diz outro cubano ao sair da loja com uma bicicleta eléctrica que lhe custou cerca de 520 euros. Fabricadas na China, estão agora ao dispor de todos. Isto é, todos aqueles que possam pagar o equivalente a 40 ordenados médios cubanos, que rondam os 13 euros.

Esta abertura económica vai fazer transparecer aquilo que na realidade já existia, duas classes distintas em Cuba. Aqueles que têm acesso aos pesos conversíveis (os CUC), com os quais podem comprar estes novos bens, e os que só podem contar com os pesos normais. Os primeiros valem 24 vezes mais que os segundos e estão acessíveis a 40% ou 50% dos cubanos através do Turismo, dos bónus de algumas empresas ou dos familiares exilados. Anualmente, entram no país por esta última via cerca de dois mil milhões de dólares.

Fonte: Diário de Noticias

Comentário:"Não se trata de hipocrisia ao criticar o fim de certas restrições em cuba… Mas a perda de entidade de um pais está em causa… Para além, de que abertura económica vai alimentar a divisão das classes sociais em Cuba."

10 de abril de 2008

Síndrome de Gilbert

A Síndrome de Gilbert é muito frequente e ocorre em 5 a 7% da população. É causada por uma mutação no gene UGT-1A1, localizado no locus 2q37 (sendo a mutação mais freqüente a (TA)7TAA, que está presente em até 36% dos africanos e 7% dos asiáticos). Como resultado da mutação (que tem mecanismos variados de herança), a atividade da enzima UDP-glucuronil-transferase está reduzida em graus variados (o que faz com que a síndrome se manifeste diferentemente de pessoa para pessoa), mas geralmente em torno de 25% do normal, reduzindo a transformação da bilirrubina indireta (não conjugada) em bilirrubina direta (conjugada).

Em situações onde há redução mais acentuada da atividade da enzima, como na adolescência em meninos (fatores hormonais), após exercícios físicos, durante a menstruação e episódios de infecções e no jejum prolongado, a bilirrubina indireta no sangue pode aumentar o suficiente para deixar pele e olhos amarelados (icterícia).

O único inconveniente mais sério da síndrome é que algumas drogas que necessitam da UDP-glucuronil-transferase para a sua metabolização podem ter o seu efeito prolongado, mas isso não significa lesão ao fígado. Isso é mais importante em relação a alguns quimioterápicos (medicações para câncer). O uso de álcool ou do roacutan (isotretinoína) não está contra-indicado em portadores.

A Síndrome de Gilbert não é contagiosa, não leva a doença do fígado nem a complicações a longo prazo. O único inconveniente é a icterícia em uma minoria dos portadores ou pelo uso de fenobarbital sob acompanhamento médico se a icterícia for frequente ou intensa o suficiente para causar desconforto estético. Não impede o uso do álcool, que terá o mesmo efeito em portadores e não portadores (e deve ser utilizado com moderação por todos), nem a doação de sangue.

4 de abril de 2008

Taxa pela adopção é "injusto e imoral"

"Imoral", "injusto" "despropositado e desproporcional". É assim que tanto partidos políticos, como juízes, especialistas em direito de família e associações ligadas à adopção reagem ao fim da insenção da taxa de justiça para quem queira encetar um processo de adopção. A partir de Setembro, e no âmbito do nova lei das custas judiciais, os candidatos a pais adoptivos terão de pagar 576 euros para iniciar o processo judicial com vista à adopção.

Para o Ministério da Justiça, trata-se de prevenir a "excessiva litigância neste campo do direito", com a lei a reflectir a "necessidade de acautelar uma certa contenção no recurso ao tribunal". Mas, se o fim das isenções pode fazer sentido para evitar a "colonização dos tribunais por parte de um conjunto de empresas cuja actividade representa uma fonte constante e ilimitada de processos de cobrança de dívidas de pequeno valor" - como é justificado no preâmbulo da lei -, os mesmos argumentos não são aceites por alguns especialistas para os processos de adopção.

"A adopção é um processo que só pode decorrer em tribunal, não existem outros meios alternativos", lembrou o juiz de Direito do Tribunal de Família e Menores do Barreiro, António José Fialho. Por outro lado, o juíz refere que o valor de 576 euros é "desproporcional" ao tipo de diligências efectuadas, pois "este tipo de processos tem pouca litigiosidade".

Para o director do Refúgio Aboim Ascensão, a cobrança daquela taxa onera e dificulta o processo de adopção, pelo que, considera, deve ser eliminada. "Sou contra qualquer espécie de medida que complique um processo de adopção", disse Luís Vilas Boas, acrescentando que "o Estado não tem o direito de cobrar a quem está disponível para ser família". Até porque, sublinha, "dinheiro não rima com adopção".

Fonte: Diário de Noticias

O sonho e a justiça de Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. nasceu a 15 de Janeiro de 1929, em Atlanta, Geórgia. Foi pastor baptista mas também o líder da integração de milhares de negros, principalmente mulheres, que ainda viviam oprimidos na sociedade norte-americana.

Em 1955, depois de uma mulher negra, de nome Rosa Parks, ter sido presa por se recusar a ceder o lugar a um homem branco, Martin Luther King organizou um boicote de 381 dias ao sistema de autocarros de Montgomery, no Alabama.

O discurso de 1963, I Have a Dream, ainda ecoa na mente de todos os americanos. Em frente ao Memorial Lincoln, em Washington, durante a marcha pelo emprego e pela liberdade, abriu o seu coração e revelou a 200 mil pessoas o seu sonho.

«Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a rectidão como um rio caudaloso.» MLK

Martin Luther King Jr. foi um dos maiores oradores da história. Mostrava-se totalmente contra a guerra do Vietname, defendia que todos nasciam iguais e acreditava numa nação que não julgasse os homens pela cor de sua pele mas sim pelo seu carácter.

A 4 de Abril de 1968 desaparecia um dos maiores oradores da história. Martin Luther Kig Jr. foi assassinado por um atirador furtivo na varando do Motel Lorraine, em Memphis, no Tenesse.

Morreu há 40 anos mas o seu espírito mantém-se mais vivo do que nunca.

Fonte: Notícias Sapo

3 de abril de 2008

Festa do Avante 2008 - 5, 6 e 7 de Setembro

A Festa do Avante é a festa do PCP, obra dos comunistas, com a duração de 3 dias. Uma das maiores organizações políticaa e culturais realizadas em Portugal. Aberta a todos, e a todos acolhe e respeita. Realizada na Atalaia, Seixal, com o Tejo em frente e Lisboa do outro Lado. Realizada desde 1976, com trabalho voluntário de cerca de 12 mil voluntários, e onde são contabilizadas cerca de 20 mil horas de trabalho a erguer, decorar e equipar cerca de 22 mil metros quadrados de área.

Estas longas décadas de vida confirmaram a Festa do «Avante!» como um acontecimento sem paralelo no panorama político e cultural português onde constitui o maior acontecimento de massas do País.

O mérito social da Festa do Avante é inegável! Boa música, boa comida, descontração para todos os que vão por puro prazer.

Comentário:"Lá estarei porque este espírito de festa é o que procuro. Procurem-me na barraca de Cuba ;) Viva a independência! Viva a liberdade!"

Chamadas taxadas ao segundo

Entra em vigor no início de Abril uma nova lei que impede os operadores de taxarem as chamadas telefónicas ao minuto. Desta forma, os utilizadores passariam a pagar apenas pelo tempo que estão ao telemóvel sendo esse período taxado ao segundo.

O director-geral do Consumidor, José Manuel Ribeiro, referiu que este é "mais um diploma que vem reforçar a defesa dos consumidores e dar-lhes mais poder enquanto decisores no processo económico, neste caso em concreto dos arredondamentos que proíbe essa prática".

Actualmente, a maioria dos operadores cobra um preço fixo pelo primeiro minuto de conversações - mesmo que a chamada seja de 20 segundos -, valor ao qual é somada uma taxa por cada dez segundos adicionais. O mesmo responsável assegurou que operadores de telecomunicações vão aceitar as novas regras "sem resistências"...

Fonte: TEK

1 de abril de 2008

1 de Abril exaltado desde 1564

"Mentir não é só dizer aquilo que não é. É também, e sobretudo, dizer mais do que aquilo que é e, do que diz respeito ao coração humano, dizer mais do que se sente. É isso que fazemos todos, todos os dias, para simplificar a nossa vida."
A expressão é de Albert Camus, escritor francês do século XX.

Segundo um estudo feito pela companhia britânica Beverage Brands, todas as pessoas mentem cerca de quarto vezes por dia. Quando alcançam os 60 anos de vida, já mentiram pelo menos 88 mil vezes. Como muitos previam, os homens mentem mais vezes do que as mulheres.

Sir Winston Churchill dizia que "uma mentira dá meia volta ao mundo antes que a verdade tenha tempo de se vestir". Mas também é certo que, "qualquer um, pode dizer a verdade, mas é necessário um espírito hábil para dizer uma boa mentira", como referiu Samuel Butler.

Dizia Albert Camus: "Uma pessoa que eu conhecia costumava dividir os seres humanos em três categorias: aqueles que preferem nada ter a esconder de modo a não serem obrigados a mentir; aqueles que preferem mentir a não poderem esconder nada; e, finalmente, aqueles que gostam de mentir e esconder". Há, no entanto, quem defenda a mentira por amor. Porém, há quem diga: "Uma pessoa que minta por ti também mente contra ti".

Sendo assim, "a melhor política é dizer sempre a verdade, a não ser, claro, que sejamos uns excepcionais mentirosos", como também defendia Jerome K. Jerome. E acreditar nas palavras, como o filósofo Friedrich Wilhelm Nietzche: "As convicções são mais perigosas para a verdade do que as mentiras".
...

Fonte: Diário de Notícias

Arquitecto Jean Nouvel ganha Prémio Pritzker

O arquitecto francês Jean Nouvel ganhou o Prémio Pritzker, a recompensa mais prestigiada da arquitectura mundial, e que é considerado o "Nobel" do sector, foi ontem anunciado em Los Angeles.

O Pritzker tem o valor de 100 mil dólares (63 mil euros), acompanhado por uma medalha de bronze simbólica, e é atribuído todos os anos, desde 1979, pela Fundação Hyatt.

Nouvel, de 62 anos, foi distinguido pelo conjunto da carreira, marcada pela "corajosa perseguição de novas ideias e por questionar normas aceites, visando alargar os limites do seu campo de actividade", declarou Thomas Pritzker, presidente daquela fundação.

Segundo lorde Palumbo, "para Nouvel, em arquitectura, não há 'estilo' a priori. É antes um contexto, interpretado no seu sentido mais amplo, para incluir a cultura, o local, o programa e o cliente, o que o leva a desenvolver uma estratégia diferente para cada projecto".

O essencial da obra de Jean Nouvel encontra-se em França (Fundação Cartier, Museu do Quai Branly ou o Instituto do Mundo Árabe, em Paris, a renovação da Ópera de Lyon e o Palácio da Justiça de Nantes, por exemplo), mas o arquitecto tem, com a sua equipa, concebido projectos no mundo inteiro, somando até agora mais de 200 edifícios.

Fonte: Diário de Notícias