31 de janeiro de 2008

Queixas-crime podem ser efectuadas pela Internet

Os portugueses podem a partir de hoje encontrar objectos perdidos no portal Perdidos e Achados e denunciar crimes e fazer denúncias no sistema Queixa Electrónica. Os dois projectos foram ontem apresentados no Ministério da Administração Interna. Não substituindo os métodos tradicionais, estes dois sistemas permitem, porém, maior "proximidade" e o exercício mais fácil dos direitos, destacou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

O portal Perdidos e Achados perdidoseachados.mai.gov.pt, que coloca em funcionamento permanente um sistema online de registo de objectos ou documentos encontrados e entregues na GNR e na PSP, vai entrar em vigor em Coimbra, Faro, Fátima, Lisboa, Porto e Setúbal e até ao final do ano estará operacional em todo o país.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse aos jornalistas que o portal Perdidos e Achados "vai permitir que os cidadãos não se desloquem fisicamente aos estabelecimentos de Polícia onde se encontram os objectos", podendo verificar se "realmente" foram encontrados através da Internet. Por sua vez, o sistema Queixa Electrónica queixaselectronicas.mai.gov.pt, que permite aos cidadãos apresentar queixas ou denunciar crimes às forças de segurança, entra já em funcionamento em todo o país.



No Queixa Electrónica, serviço partilhado pela GNR, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), os cidadãos podem apresentar denúncias de natureza criminal, incluindo queixas-crimes. Ofensa à integridade física simples, violência doméstica, maus-tratos, furto, roubo, burla, extorsão, tráfico de pessoas e lenocínio são alguns dos crimes que poderão ser denunciados.

O secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, garantiu que o sistema de Queixa Electrónica "é seguro" e "protege a identidade" das vítimas. Porém, o queixoso terá sempre de se identificar perante as autoridades. "Este sistema de queixa serve para pessoas de face descoberta que tenham sido vítimas de crimes reais e não imaginários", disse José Magalhães, adiantando que no caso de violência doméstica a identidade será "dissimulada de algum observador perigoso".

Fonte: Jornal de Notícias

29 de janeiro de 2008

Gerês - Janeiro de 2008


Marcha Torguiana no Gerês

Acorde Florestal
Ouço-vos por instinto,
Sussurantes pinhais!
Não entendo as palavras, mas pressinto
Que são poemas que me recitais...

Poemas simples, de raiz agreste,
Ondulada e discreta melodia
Que ressuscita e veste
O cadáver de cada penedia.
(Miguel Torga – Gerês, 3 de Agosto de 1952)



"Já lá vai o curto fim-de-semana no Gerês… ficam as memórias, as partilhas e a harmonia que o lugar transmite!"

28 de janeiro de 2008

Músico e ministro Gilberto Gil actua a 19 Abril no Porto

O músico e ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil, actua em Abril nos coliseus de Lisboa e do Porto acompanhado apenas pela sua guitarra acústica, um regresso para apresentar o álbum "Gil Luminoso".

Em palco, o músico contará apenas com a participação de Bem Gil, o seu filho, para interpretar os temas do álbum "Gil Luminoso" que atravessam a sua carreira discográfica, desde os tempos da Tropicália.

Gilberto Gil, que regressa a Portugal menos de um ano, apresentará os temas de "Gil Luminoso", álbum que gravou em 1999 e editou apenas em 2007.


"Gil Luminoso", lançado em 2006 pela etiqueta brasileira Biscoito Fino, está nomeado para os prémios Grammy deste ano na categoria de "Melhor álbum de world music" e não foi editado em Portugal.

São 15 temas interpretados apenas em viola acústica, entre os quais "Preciso Aprender a Só Ser", "O som da pessoa", "A raça humana" ou "Meditação".

Nas letras que compõe, Gilberto Gil é conhecido por explorar um vasto leque de temas pertinentes à realidade moderna: da desigualdade social à questão racial, da cultura africana à oriental, da ciência à religião.

Gilberto Gil, 65 anos, é músico há mais quarenta anos e ministro da Cultura do Brasil há cinco.

O músico é também um artista atento às mudanças do seu tempo.

Fonte: Agência de Notícias de Portugal

Pensamento...

"A boa aparência alimenta a vista, mas uma boa personalidade cativa o coração!"

25 de janeiro de 2008

Arquitectura Hoje - Porto

IN VITRO – Arquitectura Contemporânea em Cidades Históricas”

A partir do próximo dia 24 de Janeiro, e até 24 de Fevereiro vai estar patente no Palácio da Bolsa a exposição “In Vitro - Arquitectura Contemporânea em Cidades Históricas”.

A inauguração decorrerá no dia 24 de Janeiro, pelas 19h00.

A instalação desta Exposição no Palácio da Bolsa resulta da vontade de fazer cumprir o objectivo estatutário de promover e divulgar o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a prosperidade e ilustração da região norte.


Esta exposição, pretende melhorar a difusão da Arquitectura, do Urbanismo, do Meio Ambiente e defesa do Património nas cidades históricas e resulta de uma parceria com a Fundação FIDAS - Fundação para a Investigação e Desenvolvimento da Arquitectura Sevilha com a colaboração do Colégio Oficial de Arquitectos de Sevilha.

A exposição apresenta maquetas, imagens e informação técnica relativa de vinte casos de arquitectura contemporânea europeia excepcional. Cidades como São Petersburgo, Amesterdão, Londres, Sevilha, Madrid, Porto e Berlin figuram entre os eleitos desta exposição.

Entrada livre
Local: Palácio da Bolsa, Rua Ferreira Borges
Horário: 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

Para mais informação: www.palaciodabolsa.pt

24 de janeiro de 2008

Pensamento do dia… Vida…


”As páginas da vida são cheias de supresa.

Há capitulos de alegria, de tristezas, sofrimentos, decepções.

Por isso não rasgues páginas, não saltes capitulos, não te apresses em descobrir mistérios, não percas as esperanças, pois são os finais felizes…

E nunca esqueças do principal: no livro da vida, o autor és tu!”

Dois milhões de pobres em Portugal...

São dois milhões em Portugal. O que significa que um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E há os «novos pobres», pessoas com emprego, mas cujo salário não chega para as necessidades. Tudo isto coloca Portugal na lista negra dos países com mais pobreza e o país da UE onde a desigualdade entre ricos e pobres é maior. Classe média tende a desaparecer!


A presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, garante que há hoje mais pessoas a pedir ajuda alimentar do que em anos anteriores.

Os números do INE, relativos a 2005, mostram que há dois milhões de pobres em Portugal. Ou seja, um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E os mais afectados são os idosos e famílias com mais filhos.

Já em 2006 o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado pelo INE indicou que 18 por cento dos indivíduos residentes em Portugal se encontravam em risco de pobreza, o que reflecte uma redução face aos dois anos anteriores.

As estatísticas do INE referem ainda que sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza.

Fonte: Portugal Diário

22 de janeiro de 2008

Tour Literário pelo Porto!!!

Neste nosso distrito viveram escritores, músicos, arquitectos. Mas as casas onde viveram estão degradadas, fechadas ou sem uma placa que as identifique como residência de artistas de Porto, Gaia e Matosinhos. Estes imóveis de valor incalculável, merecem ser recuperados, divulgados e visitados.
Deixamos uma lista de oito casas com história:


Almeida Garrett
Porto, Rua do Dr. Barbosa da Costa (antiga Rua do Calvário), n.º 37
Casa onde o escritor nasceu a 4 de Fevereiro de 1799. Construída no século XVIII (o brasão é de 1864). Classificada como imóvel de interesse público. Tem placa evocativa desde 1864. Pertence à imobiliária Real Douro e está habitada parcialmente.


António Nobre
Porto, Avenida do Brasil, 531
Casa onde o poeta viveu com o irmão Augusto, e onde morreu (18 de Março de 1900). Edifício em vias de classificação e sujeito a medidas cautelares de protecção. Tinha uma placa alusiva ao poeta, colocada em 1949, mas que foi arrancada. É propriedade privada. Está desabitada e muito degradada.


Soares dos Reis
Gaia, Rua de Luís de Camões, 207
Atelier onde o escultor trabalhou e onde se suicidou (16 de Janeiro de 1889). É propriedade da Universidade do Porto (UP), mas é gerida pela Gaianima. Está fechado e com sinais de degradação. Foi anunciado que será transformado num atelier-museu, numa parceria Câmara de Gaia-UP.


António Carneiro
Porto, Rua de António Carneiro, 363
Casa-oficina do pintor e do seu filho Carlos Carneiro. Foi adaptada para esta função na década de 1920. Classificada como imóvel de interesse patrimonial. É propriedade da câmara. Está fechada e muito degradada. Estão anunciadas obras de restauro.


Florbela Espanca
Matosinhos, R. do 1.º de Dezembro, 540
Casa onde a poetisa viveu e morreu (8 de Dezembro de 1930). Classificada como imóvel de interesse concelhio. Tem placa evocativa (1949). É propriedade privada e está degradada. Há um pedido de licenciamento para obras de restauro para habitação. Vai manter a traça original.


Guilhermina Suggia
Porto, Rua da Alegria, 665
Casa onde a violoncelista viveu. Construída em 1911. Não está classificada, mas foi restaurada recentemente. Tem uma placa evocativa, de autoria de Irene Vilar, que foi colocada no ano passado. É propriedade privada. É actualmente a delegação do Porto do Instituto de Medicina Tradicional.


Álvaro Siza Vieira
Matosinhos, Rua de Roberto Ivens, 582
Casa onde o arquitecto nasceu, a 25 de Junho de 1933. Construída no final do século XIX. Não está classificada, mas já foi comprada pela Câmara Municipal de Matosinhos. A autarquia pretende instalar no imóvel o Centro de Documentação Siza Vieira.


Manoel de Oliveira
Porto, Rua do Arq. Viana de Lima, 224 e 224A
Construída para ser a Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Projecto de Eduardo Souto Moura (1998-2000). Pertence à câmara, que não chegou ainda a acordo com o realizador para a concretização do fim para que foi edificada a casa. (ver texto ao lado).

Fonte: Jornal Público

21 de janeiro de 2008

Crimes contra as MULHERES


O que é que passará na cabeça de um homem para bater uma Mulher?
Fica esta pergunta àqueles que praticam estes actos de violência que deveriam ser considerados CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.

Linha de Apoio: 800 202 148


Definição de Violência Contra as Mulheres - Conselho da Europa:
"Qualquer acto, omissão ou conduta que serve para infligir sofrimentos físicos, sexuais ou mentais, directa ou indirectamente, por meio de enganos, ameaças, coacção ou qualquer outro meio, a qualquer mulher, e tendo por objectivo e como efeito intimidá-la, puni-la ou humilhá-la, ou mantê-la nos papéis estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar-lhe a dignidade humana, a autonomia sexual, a integridade física, mental e moral, ou abalar a sua segurança pessoal, o seu amor próprio ou a sua personalidade, ou diminuir as suas capacidades físicas ou intelectuais."


"A Violência contra as Mulheres é talvez a mais vergonhosa violação dos direitos humanos. Não conhece fronteiras geográficas, culturais ou de riqueza. Enquanto se mantiver, não poderemos afirmar que fizemos verdadeiros progressos em direcção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz." - Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas.


A Violência contra a Família compreende diversos comportamentos criminais:

  • CRIMES CONTRA A VIDA...
  • CRIMES CONTRA A INTEGRIDADE FÍSICA...
  • CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL...
  • CRIMES CONTRA A LIBERDADE E AUTODETERMINAÇÃO SEXUAL...
  • CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE...

Ver mais em: www.fjuventude.pt
Fonte: www.fjuventude.pt

Caminhos de Santiago 2008

Ir a pé a Santiago de Compostela supõe contacto consigo próprio e com a própria terra, as gentes e tudo o que se encontra no itinerário percorrido.

Os caminhos de peregrinação para Santiago de Compostela, a partir da Europa constituiram uma rede cuja meta era o Santuário. Um itinerário histórico de devoção e cultura após a descoberta do túmulo do Apóstolo na década de 820.

Associado ao factor religioso a viagem pelos caminhos de Santiago proporciona a todos os participantes, para além do contacto com a cultura e história Europeia, momentos únicos de aventura, emoção magia e beleza.


Caminhe pela Fé, pela Natureza, pela Aventura, pela História, pela Cultura, pelo Desporto e pela sua Saúde…

Datas
  • Braga a Santiago - 26 a 30 de Março de 2008
  • Finisterra a Santiago - 27 a 30 de Março
  • Passeio BTT de Joane a Santiago - 28 a 30 de Março
  • Passeio de Autocarro de Joane a Santiago – 30 de Março

Participação
Aberta a todos os interessados maiores de 18 anos, que tenham uma preparação mínima indispensável.

Taxa de inscrição
Caminhadas: Geral: 220€, Sócios ATC: 200€
Passeio BTT: Geral 100€, Sócios ATC: 90€, Membros BT Teatro 80€;
Passeio autocarro: Geral 11€
A taxa de inscrição nas caminhadas inclui:
Almoço e Jantar (excepto jantar do dia 30)
Dormidas nos albergues
Apoio médico/enfermagem no final de cada dia
Cajado, Lenço, Impermeável, Panamá

Inscrições
Secretaria da ATC, em ficha própria ou pelo e-mail teatroconstrucao.org
As inscrições são limitadas e terminam no dia 08 de Março de 2008.

Museu do Papel - Sta.M. da Feira

Museu do Papel


O museu está instalado numa antiga fábrica de papel, fundada em 1822 e em laboração até 1989, comprada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em 21 de Outubro de 1992. Em 2001 abriu ao público a primeira fase deste projecto, prevendo-se para breve a sua conclusão, que irá envolver um conjunto de edifícios exemplares da arquitectura do papel da região de Santa Maria da Feira onde serão instalados, nomeadamente, novos serviços de acolhimento, serviços educativos, biblioteca, arquivo e novas áreas de apoio às diferentes funcionalidades museológicas.

Artefactos e maquinarias - Peças específicas dos processos manufactureiro e industrial do papel, dos séculos XVIII XIX e XX; âmbito geográfico – Nacional. Marcas de água – Colecção de papéis com marcas de água dos séculos XVI a XX; âmbito geográfico – Europa.(reinauguração em breve)

18 de janeiro de 2008

É assim que se diz...

Todos os dias são colocados neste blogue notícias, informações úteis, e outros assunto de interesse nacional e porque não internacional. Sendo assim, vamos dar a conhecer ao Mundo as diferentes formas de falar do nosso Portugal Profundo.

"Funomeno" - É uma maneira esquisita de dizer FENÓMENO mas com sotaque...

17 de janeiro de 2008

Umberto Eco - escritor do mês

"Uma mensagem destina-se a produzir certos efeitos mas pode chocar com situações locais, outras mentalidades, desejos ou medos, produzindo assim um efeito bumerangue".

(nascido a 5 de janeiro 1932)

Seja herói por uma vida!!!

Porquê dar Sangue?
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.



Como tornar-me dador?
Basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!

Ficou com Duvidas: Instituto Português do Sangue
"Não custa nada. Dar sangue é uma questão de hábito. Se com os nosso hábitos podemos ajudar os outros, pode ser que os outros comecem a ter também estes bons hábitos.
O sangue que doamos não é só ara transfusões, ele é "decomposto" e são-lhe retiradas todos elementos necessários, tais como as plaquetas...
Acreditem que não custa mesmo nada ajudar quem precisa."

Casamento com Estrangeiros em crescimento!!!

Os casamentos luso-brasileiros estão em crescimento, tendo registado em 2006 um aumento de 46,6% face ao ano anterior. No total, foram 2917 os cidadãos brasileiros a juntar os trapos com cônjuges portugueses, contra 1986 em 2005. Equivale a mais 930 enlaces, mantendo-se o Brasil na frente da tabela dos matrimónios de estrangeiros com portugueses.


Os dados são do Instituto Nacional de Estatística e revelam ainda que a tendência para casar em Portugal só não desce mais ainda graças ao crescimento dos casamentos de e com estrangeiros. Assim, enquanto em 2005 foram registados um total de 48.671 matrimónios, em 2006 foram celebrados 47.857 (uma descida de 814 uniões). No mesmo período os enlaces envolvendo um ou dois cônjuges estrangeiros subiram de 4332 para 5696, um crescimento de 31,5%, equivalente a 1364 uniões. As uniões envolvendo um ou dois estrangeiros são já 12% do total. E, dessas, contam-se 4943 casamentos em que um dos cônjuges é português.

Em termos europeus, houve 98 casamentos de portugueses com espanhóis, 96 com ingleses, 63 com franceses e 63 com alemães.

Fonte: Jornal de Notícias
"O que é que será que as Brasileiras têm que as Portuguesas não têm????"

15 de janeiro de 2008

Bares do Porto admitem despedir trabalhadores!

Os bares e discotecas do Grande Porto estão a perder clientela desde a entrada em vigor da nova Lei do Tabaco, e os proprietários já falam em despedimentos a curto prazo!

Sessenta por cento dos empresários da noite do Grande Porto admitem dispensar até três trabalhadores nos próximos dois meses, na sequência da entrada em vigor da nova Lei do Tabaco.

Um inquérito realizado no passado fim-de-semana pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto junto de cerca de 200 operadores do sector dos concelhos do Porto, Gaia e Matosinhos, concluiu que a diminuição no número de clientes nos primeiros dias do ano chegou aos 60 por cento, ficando, ainda assim, pelos 30 por cento no caso dos bares mais conhecidos.


Os números fornecidos pelos inquiridos baseiam-se na comparação com os dados relativos a igual período do ano passado. A fazer contas ao negócio, os empresários temem já pela chegada do Verão e pela “fuga de clientes” para as esplanadas.

O mesmo estudo, ontem divulgado, revela ainda que 80 por cento dos proprietários de espaços de animação nocturna optariam por deixar fumar no interior dos seus estabelecimentos, caso lhes fosse dada liberdade de escolha.

De acordo com a ABZHP, 80 a 90 por cento das pessoas que saem à noite são fumadoras.

Fonte: Primeiro de Janeiro

"Se 80 a 90 por cento das pessoas que saem à noite são fumadores. Antes desta lei éramos 100 por cento fumadores (voluntários ou não). Estas conclusões por parte da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto eram previsíveis. São explicadas pela adaptação dos clientes fumadores e não fumadores à nova lei e novas regras. A perda de clientes é explicada por haver uns agarrados a defenderem o seu quinhão, a bramarem pelos seus direitos. Mas uma coisa é óbvia. Fumar em locais fechados é altamente prejudicial para todos. Os princípios desta lei são justos e isto só vai trazer vantagens para todos!!!"

14 de janeiro de 2008

Novo Carro do Povo por 1.700€!!!

O construtor de automóveis indiano Tata Motors deu a conhecer ao mundo o seu novíssimo modelo, o Nano, que pretende ser o mais barato dos carros low cost, que começam a ser construídos nos países emergentes.

Na cerimónia inaugural, o pequeno modelo de quatro lugares surgiu entre os acordes épicos do tema musical de "2001: Odisseia do Espaço", de Stanley Kubrick, inspirando o patrão do imenso conglomerado, Ratan Tata, de 70 anos. Ele atribuiu a este lançamento importância para a história do automóvel comparável à do primeiro voo dos irmãos Wright para a aviação ou da primeira alunagem para a aventura espacial.


O Nano, enésima reencarnação da ideia de "carro do povo", tem o preço de 100 mil rupias, o equivalente a 2500 dólares (1700 euros) e vem dotado de um pequeno motor à rectaguarda de 624 cm3, ao nível de potência de muitas motos.

Não tem vidros eléctricos, nem climatização. Teoricamente poderá atingir os 105 km à hora, mas, na prática, acabará por ter de se confinar aos 50 km/h de velocidade média nas cidades indianas.

A multiplicação de veículos privados, acessíveis a cada vez maior número de famílias, só agrava um fenómeno, até agora incontrolado.

Fonte: Diário de Notícias

13 de janeiro de 2008

Casas do Além - Um segredo do Minho

As Casas do Além estão localizadas no coração do Alto Minho, entre a Peneda e o Gerês, numa pequena aldeia chama Gração que domina um imenso vale por onde, lentamente, vai seguindo o rio Lima.

Duas casas T2, integralmente em madeira à imagem dos sequeiros centenários que existem na aldeia, permitem alojar até 6 pessoas cada uma.

Na construção destas habitações foram utilizadas as mais avançadas técnicas de isolamento dando um maior conforto em qualquer época do ano.


Equipamentos:
  • Kitchnet totalmente equipada;
  • Aquecimento central;
  • TV com leitor de DVD;
  • Aparelhagem;
  • Varanda;
  • Piscina...

Um local de rara beleza que permite apreciar toda a beleza do Parque Natural Peneda Gerês.

Para mais informações: www.casasdealem.com

11 de janeiro de 2008

Doar Medula Óssea... Já somos 109 mil Portugueses!

Antes de mais, importa compreender que o transplante de medula óssea é uma estratégia terapêutica que permite a cura de muitas doenças, entre as quais as do foro hematológico como as leucemias.

O transplante de medula consiste na substituição da medula doente por outra normal de dador saudável HLA (sigla inglesa de antigénios de leucócitos humanos) compatível, de dador familiar ou de um dos sete milhões de voluntários inscritos num registo mundial. A medula do dador é fornecida ao doente como uma vulgar transfusão de sangue.

Para ser dador é apenas necessário ter entre 18 e 45 anos e inscrever-se num dos três centros de histocompatibilidade (Lisboa, Porto e Coimbra). Basta preencher um questionário, tirar uma amostra de sangue e ficar na base de dados de dadores. Se for encontrada compatibilidade genética com um doente, há duas formas de doação. Uma é semelhante à recolha de sangue, após aumentar-se a produção de células progenitoras. A outra é a colheita de células nos ossos pélvicos.


"O registo nacional de dadores de medula óssea permitiu ajudar no ano passado 26 doentes, 13 dos quais residentes no estrangeiro (EUA, Alemanha, Itália ou Suécia), que encontraram em Portugal um dador compatível para poderem ser transplantados. Os números são inéditos e resultam daquilo que os especialistas consideram um raro caso de sucesso: o aumento exponencial dos portugueses disponíveis para doar medula óssea a doentes com leucemias, linfomas ou imunodeficiências que encontram no transplante a única possibilidade de cura. São já 109 644 os dadores registados, quando em 2003 não ultrapassavam os 1800, o que representa um crescimento de 60 vezes em apenas quatro anos."

Não custa salvar uma vida... Que pode ser a sua!!!

Fonte: Diário de Notícias

10 de janeiro de 2008

Bastam pequenos gestos para viver mais 14 anos!!!

Conquistar mais 14 anos de vida depende, simplesmente, de comer mais sopa e fruta, de beber moderadamente, andar a pé e não fumar. A conclusão é de um estudo que quase nada proíbe, sugerindo antes pequenas mudanças no quoditiano, publicado,no "Public Library of Science Medicine" (PLos), que envolveu e monitorizou 20 mil pessoas por um período superior a 10 anos."

Bastam estes simples passos para vivermos para sempre:

  • Primeiro, temos um clima bom que nos permite alguma mobilidade, isto é, exercício físico, como andar a pé, sem gastar dinheiro;
  • Depois porque a alimentação tradicional portuguesa é rica em hortículas e frutas e qualquer pessoa aqui, ao contrário de noutros países, sabe fazer uma boa sopa.
  • Depois, até se pode beber um copo de vinho, mas só um.
  • A única proibição é o tabaco!!! Porque será???!!!


Estas pequenas alterações podem fazer toda a diferença. Os peritos que integraram o estudo - feito pela Universidade de Cambridge e pelo Conselho de Investigação Médica no condado de Norfolk, no Oeste de Inglaterra, entre 1993 e 2006 - descobriram que quem não mantinha hábitos saudáveis tinha quatro vezes mais possibilidades de morrer relativamente a quem levava uma vida sã. Os participantes tinham idades compreendidas entre os 45 e os 79 anos e não tinham nem cancro nem problemas cardíacos.

Os investigadores perceberam, de facto, que quem não fumavam, comia melhor, bebia menos e praticava mais exercício apresentou menores possibilidades de morrer, durante o período de tempo estudado. Kay-Tee Khaw, o professor que liderou o estudo, afirmou que esta "foi a primeira vez que todas estas categorias foram analisadas em conjunto". O estudo concluiu, ainda que a classe social e a massa corporal não têm influência na longevidade.

"Isto significa que uma grande parte da população pode realmente sentir os benefícios na saúde através de mudanças moderadas", realçam os peritos.

Fonte: Jornal de Notícias

Frase para pensar...

Onde há amor, nunca se faz noite. (Provérbio do Burundi)

Tratado de Lisboa ou Constituição Europeia?

Análise comparada do Tratado de Lisboa, por Valéry Giscard d’Estaing Valéry Giscard d’Estaing compara o "novo" Tratado Reformador, o Tratado de Lisboa, com a "velha" Constituição Europeia de que foi um dos principais obreiros.

O público parece ter seguido com pouco interesse o acordo obtido em Lisboa, no seio do Conselho Europeu, com vista à adopção de um novo tratado constitucional. No entanto, penso que muitos gostariam de compreender a forma como os acontecimentos se desenrolaram. Vou tentar responder à seguinte questão: em que é que o tratado de Lisboa difere do projecto de tratado constitucional?


A diferença tem a ver mais com o método que com o conteúdo. O tratado constitucional resultava de uma vontade política expressa na declaração de Laeken, aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Europeu: o objectivo era simplificar as instituições europeias, tornadas ineficazes pelos últimos alargamentos, incutir maior democraticidade e transparência na União Europeia e “abrir a via a uma Constituição para os cidadãos Europeus”. Este objectivo reflectia-se na composição da Convenção, que reunia representantes do Parlamento Europeu e dos Parlamentos nacionais, dos Governos dos Estados-membros e da Comissão Europeia. Para mais, os seus debates eram públicos e todos os textos eram imediatamente publicados na Internet. Todos podiam pesar os prós e os contras de cada proposta.

O projecto de tratado constitucional era um texto novo, inspirado por uma vontade política, e que substituía todos os tratados anteriores.(...)


Fonte: Público

8 de janeiro de 2008

Frases de sabedoria! Frases célebres! Frases Míticas!

  • Triste não é mudar de ideias. Triste é não ter ideias para mudar. (Francis Bacon)

  • A televisão é maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (A. Torelly)

  • Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. (Erasmo de Rotterdam)

  • O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. (Henry Ford)

  • Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio Chinês)

  • Os espelhos são usados para ver o rosto... a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

  • Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel)

  • Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. (Carlos Drummond de Andrade)

  • Preocupa-te mais com o teu caráter do que com a tua reputação... porque o teu caráter é o que realmente és, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que tu és. (John Wooden)

  • Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias. (Harry Benjamin)

  • A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer. (Barão de Itararé)

  • Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos. (provérbio chinês)

  • Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. (provérbio chinês)

  • Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais corrermos atrás, mais ela foge... Um dia estamos distraidos e ela pousa no nosso ombro!




  • Não consegues dormir confortavelmente? Acordas sempre com dores e cansado? Exprimenta a posição Umbilical... (Cláudia Patrícia)

  • Os Emirados Árabes Unidos são uma federação de pequenos emiratos, situada na Península Arábica... Os Eminados Árabes são um conjunto de Árabes num campo de minas! (Guida Margarida)

4 de janeiro de 2008

Concertos 2008 (até Julho)

8 de Janeiro - Babyshambles no Coliseu de Lisboa.
18 de Janeiro - Do It Alright no Lux em Lisboa e na Casa da Música no Porto.
15 de Fevereiro - 30 Seconds To Mars no Coliseu dos Recreios.
23 de Fevereiro - crooner Richard Hawley e o Joe Henry em Santa Maria da Feira.
23 de Fevereiro - Spoon na Aula Magna, em Lisboa.
27 de Fevereiro - Korn no Pavilhão Atlântico.
29 de Fevereiro - Lou Rhodes no Santiago Alquimista e na Casa da Música.
1 de Março - John Vanderslice toca na Casa das Artes, Famalicão.
7 de Março - Within Temptation no Coliseu de Lisboa.
8 de Março - Cure no Pavilhão Atlântico.
19 de Março - Alicia Keys no Pavilhão Atlântico.
16 de Março - Tokio Hotel no Atlântico.
2 de Abril - Editors visitam o Campo Pequeno, em Lisboa e o Coliseu do Porto.


4 de Abril - Mark Knopfler toca, na Praça de Touros do Campo Pequeno.
20 de Abril - Danko Jones passa pelo Santiago Alquimista.
25 de Abril - Backstreet Boys regressam ao Atlântico.
30 de Abril - Joe Satriani no Coliseu de Lisboa e a 1 de Maio no Porto.
18 de Abril - Nightwish, tocam nos coliseus do Porto(18) e Lisboa(19).
3 de Maio - Einstürzende Neubauten actuam na Casa da Música e na Aula Magna.
30 de Maio - Ivete Sangalo e Alejandro Sanz no Rock In Rio, Lisboa.
30 de Maio - Lenny Kravitz toca no Parque da Belavista.
26 de Junho - Jack Johnson no Atlântico.
9 de Julho - Iron Maiden tocam no Super Bock Super Rock.
10 de Julho - Rage Against the Machine no Optimus Alive.
12 de Julho - Ben Harper no Alive. Os bilhetes custam 45 a 80 euros.

Fonte: Revista Blitz

Televisão Dgital Terrestre ( TDT )

Vem aí o quinto canal!!!!

Portugal vai ter, no próximo ano, um quinto canal generalista de televisão em sinal aberto. O anúncio foi feito ontem pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que disse ao CM prever que isso possa acontecer “no Inverno ou Primavera de 2009, um ano depois da abertura, em breve, do concurso para a plataforma da Televisão Digital Terrestre (TDT)”.
A TDT é o sistema que vai substituir os televisores actuais (analógicos) até 2012, baseando-se na difusão de sinal digital e que permite melhor qualidade de imagem e som, receber a internet na TV e programar o que se quer ver. O sistema também permite ver televisão em tempo real num automóvel.

Os consórcios que poderão concorrer a este novo canal serão “definidos pelo regulamento a elaborar numa fase seguinte”. O ministro sublinhou ao nosso jornal a vantagem da concorrência: “É uma ponderação positiva. Haver um novo canal significa aumentar a escolha dos telespectadores e a oferta de televisão. É, além disso, um incentivo à qualidade”.

No que respeita à publicidade, o governante frisou que “o valor do bolo publicitário não é constante, variando em função da qualidade da oferta. Hoje o bolo publicitário não é disputado apenas pelos três operadores generalistas, RTP, SIC e TVI, mas também por canais por cabo”. E concluiu: “Não há, para o Governo, razão suficiente para travar a emergência de novos canais de televisão em função da escassez do mercado publicitário.” Augusto Santos Silva sublinhou ainda que “o aparecimento de um novo canal generalista não aumentará as actuais limitações da RTP no acesso ao mercado publicitário”.

A resolução que prevê a abertura do concurso público para este novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa foi ontem aprovada em conselho de ministros.
Entretanto, Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, que detém a SIC, criticou, em declarações ao CM, esta decisão governamental: “Com o aumento da oferta em 40%, porque mais um canal significa isso, não haverá mercado, a não ser que a RTP deixe de ter publicidade”.

(...)

Eugénia Ribeiro / Filomena Galacho com M.B

Ver notícia completa em:
Realmente é isto que Portugal precisa!!! Num País pobre, com governantes pobres e com pobres dirigentes, estamos a invistir em algo que realmente vale a pena!!!...se vissemos o nosso Governo preocupado com a real e descontrolada subida dos preços dos combustiveis, com o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade acima da inflação, com a estagnação económica do País, com a taxa de desemprego a atingir o pior nível, no primeiro trimestre de 2007, dos últimos 15 anos que atingiu os 8,4%, seria sim um Governo preocupado, agora mais um canal de televisão....dá que pensar!

Mais, como já pagamos pouco para ter televisão, ainda vamos pagar mais quando este sistema for implementado na totalidade...
É um país que precisa de incentivos, mas não incentivos destes...qualidade sim, mas qualidade de vida.